scorecardresearch ghost pixel



Cheque Endossado

O cheque endossado pode ser explicado como uma transferência da posse ou de créditos de um cheque de determinado beneficiário para um terceiro.



O que é um cheque endossado?

O cheque endossado é quando o titular e beneficiário transfere a posse e os direitos do crédito de um cheque para outro indivíduo.

Para que serve o cheque endossado?

O endosso do cheque serve para que o beneficiário possa repassá-lo a uma terceira de pessoa, de forma que esta possa depositá-lo, receber o crédito ou até mesmo também endossá-lo para outro indivíduo.

Como endossar um cheque

É possível endossar um cheque de duas formas:

  • Endosso em branco: o beneficiário assina o verso do cheque, mas não identifica quem será o novo indivíduo beneficiado;
  • Endosso em preto: o beneficiário assina o verso do cheque e identifica o nome completo do novo indivíduo beneficiado.

Normalmente, os cheques vêm com a expressão “à ordem de” impressa no verso. Neste espaço, é onde deve ser identificado o nome do indivíduo que passará a ser beneficiário.

Na hora do endosso, não há a necessidade de fornecer mais informações, como número e CPF, RG ou endereço. Também não existe limite de endossos para um cheque.

O beneficiário pode especificar que o cheque deve ser apenas depositado em conta bancária. Para fazer isso, além da assinatura, deve ser escrito no verso “apenas no depósito”, de forma a identificar o uso do cheque.

Proibir o endosso de um cheque

Para proibir o endosso de um cheque, basta riscar “à ordem de” e escrever, ao lado ou depois do nome do beneficiário, “não à ordem”, “não transferível”, “proibido o endosso” ou outra expressão equivalente.




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário