scorecardresearch ghost pixel



Ciclo de vida do projeto

Saiba como o ciclo de vida de um projeto auxilia no melhor gerenciamento das organizações ao identificar as etapas que serão percorridas entre seu início e fim



O ciclo de vida do projeto é um instrumento que gerencia os projetos que identificam as etapas que serão trilhadas entre sua criação e conclusão.

Assim sendo, essas fases são planejadas de maneira lógica e sequencial, para que assim possam prever momentos intermediários e, dessa forma, fazer uma avaliação e ajustar o que for necessário no plano.

Quando o projeto é dividido em etapas, sua análise fica mais simplificada e acompanhar o seu desenvolvimento se torna mais acessível.

Portanto, a cada passo dado, o esperado é que o plano seja reconfigurado a fim de trabalhar as mudanças necessárias do caminho a ser percorrido até que os objetivos sejam alcançados.

Dessa forma, quando o ciclo de vida de um projeto é analisado, ele precisa caracterizar todas as suas fases e mostrar os pontos que não tinha nas outras etapas. Além disso, precisam também identificar as demandas específicas e as formas de solucioná-las.

O ciclo de vida do projeto pode ser superficial, como também pode ser bem detalhado. O essencial é que ele deve prever o trabalho técnico que será realizado em todas as fases.

Assim, tudo que for identificado dever ser apresentado quando cada etapa for encerrada, a fim de demonstrar como serão feitas suas revisões e aprovações.

Fases

O ciclo de vida do projeto irá possuir quatro etapas que são bem básicas. Trata-se do início, organização e preparação, execução e encerramento.

Esse desenho do ciclo, entretanto, deverá ser adaptado ao caso específico por parte do gerente desse projeto. A divisão de fases deve considerar qual é a natureza dessas atividades necessárias para concretizar o plano.

Alguns exemplos podem ser citados: planejamento, estudos, negociações e, por fim, a execução prática. Cada fase deve corresponder necessariamente a um período em que o projeto irá sofrer com as transformações.

Quando existir uma má definição desse ciclo, poderá forçar a existência de fases a mais. Podendo criar expectativas de mudanças que não incorram e possam tornar complexo o projeto sem a devida necessidade.

Todas as fases vão poder ser subdividas em sub-fases e o ciclo de vida do projeto vai precisar ser considerado. A questão principal é ter a atenção necessária em cada fase de envolvimento.

Os projetos mais complexos, podem ser divididos em sub-projetos, um ciclo diferente pode ser criado para cada divisão. Dessa forma, vai originar uma rede densa e existirá as sub-fases interconectadas diretamente.

A conclusão de cada fase

Quando o projeto encerrar cada ciclo de vida precisar ser feita  ter a apresentação no trabalho nessa fase. E essa entrega pode ser feita a partir de um relatório ou um protótipo, por exemplo.

Assim sendo, o resultado apresentado deverá ser aprovado pelos superiores e também pelos clientes. Isso dever acontecer  antes de o projeto caminhar para a fase seguinte. Portanto, é relevante testar antes de lançar.

No entanto, existem casos em que pode ocorrer uma sobreposição com a etapa que veio a ser criada. O início se dá antes da conclusão total da fase anterior.

Portanto, o essencial é que as empresas tenham em mente que ao final de cada ciclo se inicia um novo ponto de partida no projeto. Esse reinício vai analisar, diagnosticar e corrigir os erros no menor tempo possível.

Quanto mais hábil for essa resolução, melhor será o resultado final do projeto.




Voltar ao topo

Deixe um comentário