Como abrir uma empresa?

Para abrir uma empresa hoje não é muito complicado, portanto é muito importante ter atenção e saber que ficar na informalidade nunca é boa opção.

Para abrir uma empresa hoje não é muito complicado, portanto é muito importante ter atenção e saber que ficar na informalidade nunca é boa opção.

O empreendedorismo tem ficado cada vez mais acessível no Brasil, ou seja, é preciso aproveitar essas vantagens. Para conseguir abrir uma empresa esse tipo de informação vai ser fundamental e trará muitos diferenciais.

É necessário pensar que o empreendedorismo é um caminho sem volta, portanto, o principal é ter atenção. Já que irá colocar em prática a ação de ter uma empresa e aprender os primeiros passos será algo importante.

Pode até parecer algo burocrático, porém hoje o MEI (Microempreendedor Individual) é uma alternativa muito utilizada por muitas pessoas. Nada melhor do que conferir tudo através dos próximos tópicos, porque abrir uma empresa será bem mais fácil.

Como conseguir abrir uma empresa?

Para conseguir abrir uma empresa é primordial ter um planejamento financeiro que seja eficiente. O que vai ser acompanhado pelo orçamento do investimento, podendo ser mais simples de analisar a estrutura da empresa.

No planejamento será preciso fazer uma pesquisa de mercado onde será possível ver o local da instalação. Dessa forma, é primordial saber onde o público-alvo irá encontrar-se e o negócio poderá vir a dar certo.

É adequado pensar na pesquisa de mercado, ou seja, mensurar o quanto será preciso para iniciar o seu negócio. Algumas questões como o investimento deverá ser analisado, inclusive as despesas fixas e variáveis do período.

Vão existir outras questões e será primordial aprender os passos para conseguir abrir uma empresa. A seguir será mostrado 5 e deixará o entendimento mais simples e efetivo, portanto, confira tudo abaixo.

  • Registro em Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas

Esse é o primeiro passo que fará com que a “empresa” possa nascer e poderá ser em dois locais. Trata-se da Junta Comercial ou em um Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas do estado, porém é preciso consultar a disponibilidade.

É primordial entender que para abrir uma empresa a documentação vai ser exigida em cada órgão responsável. O contrato social é parte disso e depois disso será gerado um NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresas), que vai aparecer no documento entregue.

  • Inscrição de CNPJ

O registro sendo feito anteriormente será gerado um NIRE, onde deve ser usado para o registro da empresa como contribuinte. Tudo deve ser feito na página da Receita Federal e os passos serão mostrados no próprio site.

  • Pedido de Alvará de Funcionamento e Localização

Não importa a organização, fato é que para abrir uma empresa será preciso ter esse documento. Uma vez que irá autorizar o funcionamento do negócio e esse alvará deve ser feito na prefeitura, em uma secretaria responsável.

É primordial ter atenção em outras obrigações que podem ser exigidas, portanto, tenha atenção. Pode ser necessário algumas licenças e a seguir vai ser possível conferir os documentos que em linhas gerais são exigidos, veja:

  1. Cópia do CNPJ (pode ser obtido pela internet) e do Contrato Social.
  2. Formulário próprio da secretaria do seu município;
  • Inscrição Estadual

A inscrição estadual deve ser realizada para estar em dia com o recolhimento de ICMS para o estado. É preciso que seja realizado na Secretaria Estadual da Fazenda e em alguns casos pode ser feito ao inscrever-se no CNPJ.

  • Cadastro na Previdência Social

Antes de iniciar a operar as suas atividades, será obrigatório que seja realizado um cadastro junto a Previdência Social. Isso vale para aquele negócio que não tenha a presença dos funcionários, pois será importante.

Vale destacar que esse fato pode ocorrer em até 30 dias desde o início das atividades. Também será por este meio que a empresa vai ter a chance de recolher as obrigações trabalhistas de cada tipo de funcionário específico.

Como abrir uma empresa?
Avalie
Voltar ao topo

Deixe um comentário