Como emitir o cartão CNPJ?

O CNPJ (Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas) é emitido para permitir que as Pessoas Jurídicas sejam identificadas nos órgãos competentes.

O CNPJ (Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas) é emitido para permitir que as Pessoas Jurídicas sejam identificadas nos órgãos competentes.

Muitos querem aprender a emitir o cartão CNPJ e não sabem como, especialmente pelo fato de existirem dúvidas. É mais do que adequado atentar-se a várias questões e evitar que maiores problemas acontecem.

Uma vez que trata-se de um cartão que será emitido para que todas as Pessoas Jurídicas possam ser identificadas. Já que irá efetuar a identificação desses órgãos componentes da própria Receita Federal.

Vale destacar que para emitir o cartão CNPJ é preciso entender que serão precisos todos os dados da empresa. Até para um Microempreendedor, que também é conhecido por “MEI” e é essencial ter atenção nisso tudo.

Como é possível realizar o cadastro?

Para conseguir realizar o cadastro, será necessário efetuar uma definição do tipo de negócio que vai ser feito. A documentação vai variar e terá muita relação com o tamanho que essa empresa pode vir a ter.

É adequado mostrar que a tabela com os documentos pode ser acessada no próprio site da Receita Federal. Se você ficou curioso e deseja conferir, é mais do que mostrar que por esse link e é com toda a segurança.

Toda essa parte de cadastramento será realizado online e no link citado acima, porém é preciso ter cuidado. Trata-se de contar com a ajuda de um profissional da área contábil para te auxiliar a realizar todo esse processo.

Emissão CNPJ

Uma vez o registro feito, é mais simples de efetuar a emissão desse comprovante que forma que você se registrou. Vale destacar que o mesmo é disponibilizado pela própria Receita Federal, ou seja, não é nada complicado.

Vai ser através de uma consulta que é gratuita e a impressão pode ser usada como um documento comprovativo. Essa emissão pode ser feita, por meio da seção responsável, confira a seguir alguns passos que vão ser mostrados:

Introduzir o CNPJ e em seguida consultar

Depois de acessar esse link, será necessário ter uma introdução desse número de identificação CPF. O mesmo vai ser composto por 14 dígitos e será possível clicar em “Consultar”, portanto, é bem simples de ser feito.

Hora de efetuar a consulta do comprovante

Uma vez feito a consulta, atente-se e veja que será aberto uma página que já irá te apresentar algo muito bom. Trata-se do comprovante de Inscrição e da Situação Cadastral, sempre dessa empresa que está em questão.

Todo esse comprovativo deve ser apresentado e principalmente preenchido da melhor forma possível. É adequado ter atenção e principalmente fazer tudo com cuidado, porque o preenchimento merece muita atenção.

Prepare a página e imprima

Para conseguir usar esse comprovativo, será de grande valia imprimir e para isso os passos são simples. Bastando clicar na opção e irá aparecer ao lado direito da página, ou seja, o documento vai ser preparado para impressão.

O comprovante é válido para todas as pessoas jurídicas que tiverem acesso ao famoso CNPJ. Indo desde as grandes empresas até mesmo os famosos microempreendedores individuais, realizando a autenticação do cadastro.

Utilização do CNPJ

Para que a empresa possa funcionar de maneira regular e realizar as suas atividades, será preciso algo. Já que a mesma vai estar registrada com o número do CNPJ e será preciso entender a importância que esse fato tem. Confira a seguir alguns exemplos:

  • Compra de matérias-primas ou mesmo as mercadorias;
  • Contratação dos serviços de outras empresas;
  • Emissão das notas fiscais correspondentes;
  • Financiamentos empresariais.

Por fim, lembre-se que é algo obrigatório para as organizações de muitos tamanhos e tem um objetivo. Trata-se de a Receita Federal poder controlar e acompanhar as atividades que forem realizadas por essas empresas.

Como emitir o cartão CNPJ?
Avalie
Voltar ao topo

Deixe um comentário