Quais são os critérios que você utiliza para obter um produto ou serviço? Às vezes essa pergunta não possui apenas uma resposta e, por isso, o comportamento do consumidor estuda esses fatores.
O método de análise busca todas as fases de uma compra, desde o processo de obtenção, o uso e até chegar ao descarte. O conceito é utilizado por muitas empresas para que elas consigam aumentar os clientes e, consequentemente, otimizar as vendas e os lucros.
Comportamento do consumidor e os fatores que o influenciam
Saber como os clientes se comportam é essencial para que uma empresa possa traçar estratégias específicas. Assim sendo, para alcançar o público que deseja há alguns métodos de análises.
Desse modo, essas técnicas auxiliam os gestores a percorrem no caminho correto rumo aos consumidores. Logo, é possível fidelizá-los por meio procedimentos planejados.
O que caracteriza o comportamento do consumidor é o que ele leva em conta no momento de definir o que irá comprar. Assim sendo, há a mente e o emocional são agentes diretos no processo. Além disso, as experiências anteriores com o produto também são aspectos avaliados.
Dentre os fatores avaliados para que as estratégias de fidelização funcionem adequadamente estão o fator cultural, o fator social, o fator pessoal e o fator psicológico.
Fator Cultural
Cada pessoa possui um conjunto de valores de acordo com a cultura a qual está inserida. Dessa forma, esse aspecto é importante para que a empresa possa medir o quanto o produto será recepcionado por culturas diversificadas.
Este é um dos fatores que exige uma maior rigidez. O aspecto deve ser seguido a risca pelos gestores.
Fator Social
A interação dos clientes com outras pessoas também é analisada no estudos de comportamento do consumidor. Portanto, o fator social é importante pelo fato de grupos terem influências sobre outros, o que pode aumentar a rede de clientes.
Além do mais, os produtos representam uma espécie de status de acordo com a posição social em que aquele consumidor esta inserido.
Fator pessoal
Mesmo com a influência dos outros fatores, cada indivíduo possui um estilo próprio de vida e comportamento. Desta maneira, o profissional responsável pelo marketing do órgão precisa se atentar quais são os estilos que a empresa deseja alcançar.
Características como a idade, a ocupação e a condição econômica são aspectos que influenciam diretamente no momento de o cliente adquirir um produto ou serviço.
Fator Psicológico
O fator psicológico é responsável por tornar a vontade de uma pessoa em obter algum produto ainda mais intensificada. Por esse motivo, o aspecto possui algumas variáveis. São elas: motivação, percepção, conhecimento, crenças e atitudes.
- Motivação: qual é o desejo que leva o cliente a consumir o produto;
- Percepção: quais são as escolhas selecionadas pelo consumidor a partir das informações que ele recebe. Além do sentimento de necessidade que possui;
- Conhecimento: Por meio das experiências que já obteve, o cliente irá selecionar aquilo que deseja obter;
- Crenças e atitudes: A partir da opções disponibilizadas, o consumidor se posiciona diante delas.
Esses são alguns exemplos de fatores que influenciam uma pessoa no momento de realizar a compra de algum produto. No entanto existem diversos outros que pode interferir no processo.
Desse modo, a empresa, através de seus profissionais de marketing ou de seus gestores, precisa analisar seus consumidores. A observação é necessária para que o órgão consiga alcançar seus objetivos.