Consultoria Financeira

Saiba como funciona o serviço prestado por um profissional para auxiliar o cliente na organização e manutenção das finanças

A consultoria financeira é feita por um profissional que tem o objetivo  de ajudar o cliente a lidar com suas finanças.

O consultor aconselha o usuário sobre seus investimentos e passa informações dos movimentos econômicos.

Além disso, as mudanças na legislação e os riscos associados a negociações também fazem parte da consultoria financeira.

O cliente tem que ser orientado através de uma explicação detalhada, para que assim possa tomar as decisões necessárias com consciência.

Como funciona o trabalho de um consultor financeiro pessoal?

O consultor financeiro tem o papel de auxiliar um empreendedor a tomar uma decisão. O processo decisório deve ser feito com muita atenção, para que  dentro de pouco tempo seja possível atingir os objetivos almejados.

Dessa forma, o primeiro passo é efetuar uma avaliação para entender as necessidades que o cliente possa vir a ter. Assim sendo, a consultoria se inicia com uma reunião entre o consultor e empreendedor.

A  consultoria financeira vai planejar e analisar as metas e sua aplicabilidade em curto, médio e longo prazo:

  • No curto prazo, é preciso que exista uma avaliação das contas com o objetivo de entender os excessos;
  • Já no longo prazo, é preciso ter uma estratégia para conseguir uma aposentadoria que seja mais tranquila;
  • Em suma, no período médio a consultoria financeira fará uma ponte  entre o curto e longo prazo.

Logo, após identificar quais são os objetivos e as necessidades do cliente, o consultor fará sugestões. O objetivo é fazer uma combinação que se adeque a necessidades do cliente.

É essencial que o consultor passe o maior número de informações possíveis referentes a impostos, seguros e controle de finanças pessoais.

Essa etapa é primordial que ele tenha um papel de educador financeiro e explique cada assunto de forma didática.

Desta maneira, o cliente terá instrução o suficiente para separar um parte dos seus orçamentos e investi-los. Após essa fase da elaboração do plano financeiro, é importante dar continuidade nas consultas.

Assim, os resultados alcançados serão monitorados e caso precise fazer algumas alterações, o consultor já informa ao empreendedor.

Essa mudanças são comuns, já que os objetivos do cliente nem sempre caminha de mãos dadas com a economia. Por isso, ajustes são importantes para o planejamento seja reavaliado.

Consultoria financeira empresarial

As empresas buscam consultorias financeiras quando precisam resolver um problema específico.

Há consultores que são especializados em trabalhos empresariais, estão aptos a diagnosticar situações problemáticas e procurar métodos de solucioná-las.

Dessa forma, a consultoria financeira nas empresas se embasa em três fases: diagnóstico e planejamento, execução e acompanhamento.

Quando é inserida nas micro e pequenas empresas, a consultoria é importante para explicar dúvidas de quem está administrando o negócio.

Geralmente, quem está à frente de uma organização não é um gestor financeiro profissional. Por isso, o consultor fica com a tarefa de auxiliar nas melhorias estruturais no modo de gerir do órgão.

Isso pode ser feito a partir da criação de ferramentas que permitam a contabilização correta das transações efetuadas.

Assim sendo, a empresa terá um controle maior das finanças e ainda poderá analisar as movimentações de caixa,identificando as deficiências que estão impedido a obtenção de um maior rendimento.

Na atualidade, o processo de coaching é um método que está sendo utilizado para a realização da consultoria financeira pessoal e empresarial.

Consultoria Financeira
Avalie
Voltar ao topo

Deixe um comentário