Core Business

É a principal atividade realizada dentro de uma empresa e que funciona como o pilar de sucesso da corporação



O negócio central da empresa, aquele que rege o funcionamento da organização é chamado de Core Business. O conceito se refere à atividade em o órgão especialista e que concentra a maior parte dos seus esforços.

Desse modo, o core business é o negócio que mais gera rentabilidade à empresa. Por isso, ele tem um maior peso em relação as outras funções desempenhadas na companhia.

Portanto, o core business pode ser o ponto crucial de crescimento e sucesso de uma empresa. Quando os gestores conseguem fazer essa identificação, focando naquele negócio e evitando fazer ações de risco, como ampliar as atividades sem o devido planejamento, a corporação tem uma maior probabilidade de êxito.

Core business: como identificar

Para que o empresário consiga identificar o core business da sua organização há algumas questões. São elas:

  • O que mais atrai os clientes à empresa?
  • Quem são os principais consumidores de produtos ou serviços do órgão?
  • O que a organização faz melhor do que a concorrência?
  • Quais são as inovações que a empresa leva ao mercado?
  • Quais são os serviços ou produtos campeões de vendas dentro da corporação?
  • Qual é área da empresa que mais traz lucratividade à empresa?
  • Quem é quem no comando da empresa e por quais motivos essas pessoas estão no gerenciamento da organização?

Core business e Core Competence: diferenças

O Core Business diz respeito ao negócio que é o pilar da organização. Esse conceito representa o setor em que o órgão é melhor e, consequentemente, obtém mais renda.

Já a Core Competence se refere àquela função que é despenhada com excelência pela companhia.

Em resumo:

Core Business= negócio central da empresa 

Core Competence= competência central da empresa

Portanto, de maneira geral, o core business depende da existência da core competence. Primeiro a empresa identifica aquilo que faz da maneira mais competente possível e depois foca naquilo como o principal negócio do lugar.

Há três indicadores que demonstram quais são as características de uma competência central. São eles:

  • O quanto a concorrência tem dificuldade de reproduzir aquele negócio que a minha empresa está produzindo;
  • Qual é a quantidade de mercado que é possível alcançar com essa atividade exercida;
  • O quanto essa função colabora com o produto final da empresa.

Core Business: exemplos

Natura

O aspecto que diferencia a empresa Natura dos demais concorrente é o fato de trabalhar com produtos sustentáveis. Fator que é o core business do órgão.

A natura desenvolve cosméticos, perfumes e outros itens de higiene pessoal. A companhia usa a responsabilidade social corporativa como estratégia, o que é um diferencial em relação aos outros órgãos do mesmo setor.

Coca-cola

A produção, a venda e o marketing é o core business da Coca-Cola.  Essa são as três áreas que a empresa privilegia, por ser seu negócio central.

McDonald’s

A entrega de comida em pouco tempo, com baixos preços é o core business do McDonald’s. A empresa aposta nesses aspectos como sua atividade central para conseguir, cada vez mais, a aderência dos clientes. Esses pontos fazem parte da cultura do local.




Voltar ao topo

Deixe um comentário