scorecardresearch ghost pixel



Custeio por absorção: O que é?

Entenda como as empresas conseguem ter um controle de seus custos por meio desse sistema



O método utilizado pelas empresas para que possam considerar todos os recursos que são envolvidos numa produção, diretas ou indiretas, fixos ou variáveis, são denominados de custeio por absorção.

Assim sendo,  por meio desse formato é possível estabelecer o custo total de cada produto individualmente. Isso se dá pelo fato de o custeio por absorção realizar o rateio de gastos com a produção. Além disso, o método leva em conta também os custos que são diretamente relacionados aos produtos. Um exemplo são as matérias-primas.

Ademais, o custeio ainda identifica o quanto a produtividade foi impactada em relação ao custo de um produto ou serviço. Essa possibilidade existe pelo fato de o método  levar em consideração os custos fixos. Assim sendo, a produção é indiretamente proporcional ao custo unitário.

No caso de produção de relatórios contábeis , como o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) e também para se calcular impostos, o custeio por absorção é o único sistema de custeio permitido pela legislação brasileira.

Custeio por absorção

Custeio por absorção: como calcular

É necessário ter um conhecimento mínimo da diferença entre custo e despesas, para que, desse modo, seja possível fazer o cálculo do custeio por absorção. Assim sendo, pode-se dizer que custos gastos diretamente ligados ao processo produtivo ou a obtenção de impostos.

Enquanto isso, a reunião de gastos oriundos das atividades secundárias da organização são as despesas. Alguns exemplos são as vendas, a administração e as promoções.

Assim sendo, a matéria-prima, os produtos de revenda, os salários dos trabalhadores, a energia gasta para que o maquinário possa funcionar, a depreciação de máquinas e equipamentos, dentre vários outros exemplos, fazem parte dos custos da organização.

Alguns deles são fixos, por não variar, independentemente do número de produção. Em contrapartida, os custos variáveis são aqueles não ficam no mesmo nível. Eles se alteram de acordo com as atividades da empresa. Um exemplo é a matéria-prima. Nesse caso, quanto mais ela é produzida, maior serão também os insumos necessários.

Custeio por absorção: vantagens e desvantagens

A adoção do custeio por absorção carrega algumas vantagens. Primeiro, o método é o único aceito pela legislação, então a empresa que optar por ele, estará dentro da lei.

Além do mais, por não fazer a exigência de separação de custos pelo tipos de produção, já que todos estão englobado no método, ele é de fácil implementação.

Contudo, há também as partes negativas, e uma delas é o fato os custos fixos poderem tornar o rateio  exorbitante, em decorrência da forma de distribuição do método.

Isso acontece pelo fato de que o formato não permitir o conhecimento verdadeiro dos produtos. Assim sendo, como o custo fixo é diretamente proporcional à produção, o custo do item pode ser alterado ao diminuir essa produtividade.

Diferença entre custeio por absorção e custeio variável

Caso sejam utilizados com a finalidade gerencial, a contabilidade de um órgão pode usar outros métodos de custeio, mesmo com o custeio de absorção sendo o único permitido pela legislação.

Dessa forma, dentre esses outro métodos utilizados, chamados de complementares, há o custeio variável, também denominado custeio direto ou custo direto. Assim sendo, esse formato leva em conta apenas os custos variáveis de um produto, ao contrário do custeio por absorção.

Quando se trata do custeio direto, não há uma distribuição exorbitante do custo fixo. Assim, os produtos são medidos de maneira mais objetiva. Além disso, por meio desse sistema é possível também  realizar o cálculo da margem de contribuição de cada item.

Contudo, por não levar em conta os custos fixos, apenas os custos parciais do produto são demonstrados por esse método.




Voltar ao topo

Deixe um comentário