scorecardresearch ghost pixel



O que é Demonstração do Valor Adicionado (DVA)?

A  Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é um demonstrativo de ordem contábil, tendo a finalidade de evidenciar a riqueza em uma organização.



Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é um demonstrativo de ordem contábil, tendo a finalidade de evidenciar a riqueza em uma organização.

O (DVA) Demonstração do Valor Adicionado é um demonstrativo contábil que tem a finalidade de mostrar as riquezas de uma companhia. A ideia é evidenciar quanto foi gerado por essa companhia em um período e também como foi a distribuição.

Vale lembrar que o conceito de riqueza que está presente na DVA vai corresponder à diferença entre o que foi produzido e também os bens/serviços que a mesma usou no processo.

O texto vai te mostrar que trata-se de algo essencial e que vai permitir que tudo possa ficar de forma clara. O DVA é algo obrigatório e nos próximos tópicos vai ser possível conferir melhor todos esses pontos.

O que é DVA?

Para conseguir exercer a atividade, uma organização tem uma série bem grande de atitudes a tomar. Por exemplo: adquirir matéria-prima, contratar os trabalhadores, pegar financiamentos e até mesmo contratar trabalhadores.

Tudo isso precisa ser medido em valores monetários, pois é preciso padronizar com tudo o que é feito no resto do mundo. Uma vez que todos os gastos precisam ser inseridos, assim como aquilo que foi adquirido.

O DVA vai detalhar como essa riqueza foi distribuída entre grande parte de todos esses funcionários. É essencial mostrar como a riqueza foi distribuída entre os funcionários, fornecedores, agentes, acionistas e também governo.

Utilidade

A DVA é totalmente obrigatória para que as empresas de capital aberto, as chamadas S.A, pela lei 11.638 e a adoção foi em 2008. Já que as companhias que irão negociar as ações em bolsa, portanto, esse foi o começo de tudo.

Essa legislação não vai obrigar as demais empresas para publicarem o documento, especialmente para fins gerenciais. Por tudo isso, a DVA pode ser utilizada para medir a eficiência da empresa como um todo.

Vale destacar que a ideia é a transformação dos recursos em riqueza, sendo uma perspectiva que está ligada a questão social. Já que essa análise de relatório é muito útil para avaliar de forma interessante como a organização contribui para a sociedade.

O documento vai servir de base para que os sindicatos possam fazer as comparações com mais facilidade. Sempre entre as empresas de um mesmo segmento e os valores serão destinados aos trabalhadores dessa evolução.

Elaboração

Para efetuar a DVA, é de grande valia utilizar as informações que estão disponíveis na DRE. Dessa forma, na Demonstração de Resultados do Exercício, ou seja, é um documento feito pela contabilidade da empresa.

Na prática, é preciso mostrar que é uma grande forma de visualizar essas informações da DRE. É essencial mostrar que irá além de mostrar apenas o resultado da empresa nesse período, portanto, é importante ter atenção.

Estrutura

É essencial mostrar que a DVA vai começar a distribuir as informações desses valores do que a empresa recebeu. Nesse primeiro grupo da planilha vai estar a receita bruta com vendas e ganhos de capital como um todo.

Esse segundo grupo vai apresentar os insumos que essa empresa teve para adquirir os terceiros. Incluindo não apenas as mercadorias e também da matéria-prima como também os serviços, força e alimentação.

A diferença entre os valores do primeiro e do segundo grupo vai representar o valor que foi adicionado bruto. Dessa forma, torna-se essencial citar que irá descontar as despesas com depreciação, amortização e exaustão.

Além disso, a organização pode ter recebido também outras quantias referentes a essa transferência, como os juros e doações. A soma desses dois grupos irá resultar no valor adicionado total que vai ser distribuído.

A DVA vai ser fundamental para que uma questão fundamental possa acontecer e trata-se da responsabilidade social. É importante mostrar como essa riqueza vai ser distribuída entre a sociedade como um todo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário