Departamento Financeiro

O departamento financeiro é aquele que vai administrar os recursos que uma empresa pode ter, incluindo o ativo, passivo e as obrigações.

A administração dos recursos que uma empresa tem deve ser administrado pelo departamento financeiro. Controlando a tesouraria, desses investimentos e dos riscos, além do planejamento financeiro e divulgação.

A função disso é fazer com que os recursos sejam garantidos para que a empresa possa cumprir as suas metas. Podendo manter-se na ativa e sempre de maneira competitiva, pois irá garantir os lucros ao longo prazo.

Essa estrutura e também as rotinas do departamento financeiro vão depender do tamanho e da atividade da empresa. Na microempresa terá a função de ser exercida diretamente pelo proprietário que estiver em questão.

Qual é o formato do departamento financeiro?

O formato do departamento financeiro e o seu organograma vão variar de acordo com as necessidades da companhia. De maneira geral, será mais simples de identificar algumas atribuições básicas que estejam nisso tudo.

Funções do departamento financeiro

O departamento financeiro é o responsável por gerenciar todas as questões referentes às finanças. Dessa forma, vai visar o alcance dos objetivos da empresa e permite que tudo possa funcionar melhor ainda para todos.

Entre todas as funções do departamento financeiro 5 fazem muitas diferenças e conhecer quais são é efetivo. É pensando nesses pontos, que nada melhor do que conferir tudo a seguir e abaixo você vai ver:

  • Tesouraria

Esse setor do departamento financeiro é o grande responsável pelo fluxo de caixas que a empresa tem. Dessa forma, efetua um controle diário das entradas e saídas do dinheiro, portanto, é um ponto fundamental.

Em tese, é parte do movimento de caixa e é feita de maneira sempre eletrônica para que tudo funcione. Essa tesouraria também fará parte da gestão das contas bancárias da empresa e vai ser algo bem interessante.

  • Gestão de contas

Efetua o controle do vencimento dos compromissos da empresa, podendo tratar de várias questões essenciais. Como por exemplo as contas de consumo e o pagamento de fornecedores, pois pode gerar atrasos e multas.

Vale destacar que será o responsável pelo controle desses recebimentos, podendo verificar vários pontos. Um bom exemplo é aquele em que os clientes cumprem as suas obrigações e não é preciso gerar cobrança.

  • Contabilidade

A tesouraria trabalha com o fluxo de caixa, portanto, a contabilidade faz o controle do patrimônio. Vale destacar que vai consistir nos ativos (bens e direitos que possui) e o passivo (obrigações e Patrimônio Líquido).

Vale destacar que a relação entre o ativo e o passivo que irá mostrar se existiu lucro ou prejuízo. Caso exista sobra, é considerado lucro e se não for assim, terá sido prejuízo e tudo é feito pelo departamento financeiro.

  • Planejamento financeiro

Com os dados organizados pela contabilidade, será possível efetuar um planejamento financeiro bem eficaz. Dessa forma, vai garantir um orçamento saudável e identificará quando será a hora de investir ou ser mais conservador.

A gestão de riscos é um ponto a ser considerada, porque irá avaliar “as pedras que podem estar nos caminhos”. Do outro lado, a gestão de impostos faz com que dê para optar pelo melhor regime tributário para a organização.

  • Relação com investidores

Por fim, mas não menos importante, cabe ao departamento financeiro adotar uma polícia de transferência. Dessa forma, vai estar ligada de maneira direta a organização e também divulgação clara das suas contas.

Vale destacar que as medidas são necessárias para aumentar a confiança dos investidores. Será essa questão que trará a tona os resultados que a empresa teve, podendo ser algo positivo e negativo, dependendo de cada caso.

Departamento Financeiro
Avalie
Voltar ao topo

Deixe um comentário