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O que é Diagrama de Pareto?

O diagrama de Pareto é uma técnica que envolve a classificação de itens ou problemas, de acordo com sua relevância e gravidade. Saiba mais sobre esse método



Quando os problemas de um empresa ou indústria são classificados por ordem de importância, a partir da utilização de gráficos de frequência, a técnica recebe o nome de diagrama de Pareto.

De acordo com esse método, grande parte dos problemas ou defeitos  observados são oriundos da mesma causa. Assim sendo, com a finalidade de auxiliar a organização no momento das tomadas de decisões, o diagrama cria um foco principal, para que, desta forma, seja as melhorias possam ser aplicadas.

Diagrama de Pareto: exemplo

O diagrama de Pareto torna possível a visualização das causas de um problema, da maior para a menor frequência. Ele foca nas crises de maior gravidade. Assim sendo, a técnica  identifica de maneira nítida, a localização das causas vitais que necessitam de melhoria.

Por exemplo, suponha que uma empresa do ramo de peças automotivas  teve uma queda de 20% na produção do último mês. Para identificar os problemas pelo diagrama de Pareto é necessário ter algumas atitudes.Tais como:

  • Identificar, detalhar e analisar os problemas e quais são as suas causa (operador, máquina, etc.);
  • Aplicar métodos que melhorem os resultados, priorizando as ações que tem foco no resultado positivos;
  • Confirmar os resultador das ações de melhoria;
  • Especificar as maiores causas dos problemas e quais são os aspectos responsáveis pelos impactos de maior expressão para que assim a causa seja extinta.

Diagrama de Pareto: como fazer?

Alguns passos são essenciais para que o diagrama de Pareto possa ser realizado de maneira segura. Confira a seguir:

  • Conhecer o problema principal e também os casos que afetam o processo;
  • Efetuar uma análise e depois listar as  causas desses problemas, de acordo com a frequência em que acontece;
  • Listar a  quantidade dessas ocorrências em ordem decrescente e, em seguida, dividi-las de acordo com a causa observada;
  • Calcular a porcentagem que esse problema ocorre, a partir da quantidade de cada uma das causas. O cálculo pode ser feito ao dividir a quantidade desta causa, pelo total de todas as ocorrências.
  • Aplicar, por último, os dados obtidos em um gráfico de frequências.

Curva ABC

A curva de experiência ABC é usada para conseguir fazer uma classificação dos problemas da empresa. Já que o princípio de Pareto indica que 20% das causas é responsável por 80% dos problemas.

Asim sendo, é importante explicar que não serão classificados apenas os problemas, mas também outras informações. Principalmente aquelas  que são necessárias para a administração da empresa, como, o volume dos estoques, por exemplo.

Seguindo o exemplo de um estoque é possível observar que uma parte pequena do estoque tem um consumo elevado. Já o resto possui uma rotatividade menor.

Dessa forma, ela é dividida em três classificações distintas. Veja:

  • 20% desses itens irão representar 80% dos custos ou receita;
  • 30% desses itens irão representar 15% dos custos ou receita;
  • 50% desses itens irão representar 5% dos custos/receita.

Portanto, é possível  concluir que a classificação A vai representar a maior parte desses custos, conforme foi mostrado. Enquanto que B e C vão possuir maior parte dos itens.

Contudo, a utilização é de apenas 20% no total, mesmo quando os maiores volumes foram estocados. Isso ocorre baseado na regra do 80/20.

Diagrama de Pareto no formato 80/20

O diagrama de Pareto foi desenvolvida pelo consultor de qualidade Joseph Moses Juran. Ele verificou que eram poucos os fatores responsáveis pela maioria dos problemas.

A Lei de Pareto foi criada pelo economista Vilfredo Pareto, quando ele demonstrou que 80% da renda de um país fica concentrada somente com 20% das pessoas.

Dessa forma, Juran usou a lei como base para criar o diagrama. A técnica é utilizada com o objetivo de aplicar melhorias nas empresas e a regra do 80/20 passou a ser utilizada nas análises, até chegar ao meio empresarial.




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