scorecardresearch ghost pixel



Diferença entre EBIT e EBITDA

Saiba em quais aspectos esses indicadores se diferenciam e como são utilizados pelas empresas para demonstração de seu resultado financeiro



EBIT e EBITDA são duas siglas que as empresas podem apresentar ao mercado para demonstrar seu resultado final. Os acrônicos não são de natureza contábil.

O primeiro, traduzido para o português, significa Lucro Antes de Juros e Impostos. Enquanto a EBITDA são os Lucros de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.

EBIT  e EBITDA: diferenças

A diferença entre os dois conceitos é que EBIT não exclui a amortização e depreciação. Já o EBITDA as descarta.

Assim sendo, o instrumento que mostra qual foi a lucratividade contábil de uma organização que decorrem apenas das operações que são ligadas à sua atividade ou finalidade é o EBIT.

A amortização e a depreciação de são lançadas no formato de custos ou despesas, no relatório contábil do órgão. No entanto, isso não quer dizer  que a empresa vai precisar desembolsar algum valor monetário concreto.

Portanto, a EBITDA se aproxima, com maior efetividade,  do resultado de caixa do negócio da organização. Isso acontece quando ele elimina os efeitos da depreciação e da amortização dos ativos da empresa.

A depreciação e amortização podem ser definidas como dois formatos de ajustar os valores dos ativos da companhia. Desse modo,eles servem para contabilizar quando um bem ou direito perde valor no decorrer do tempo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário