scorecardresearch ghost pixel



Ética Profissional

A ética profissional são as regras morais que os colaboradores devem ter para que o ambiente de trabalho seja harmônico e agradável a todos



A ética profissional é o grande conjunto de normas morais que os colaboradores devem ter para exercer qualquer atividade.

O conceito é um ramo da filosofia que diz respeito àquilo que é considerado certo ou errado pela sociedade. Dessa forma, a ética tem a finalidade de garantir uma convivência que seja harmoniosa dentro das empresas e também dessa organização com o corpo social em que é atuante.

Os códigos de conduta estipulados para o bem comum de todos no ambiente corporativo é definido pela ética.

Importância da ética profissional

Ética ProfissionalA consciência tranquila é o primeiro aspecto que aqueles que usam a ética profissional conseguem ter. Uma vez que ele vai ter seguido parâmetros éticos e a sua conduta será correta, sem o intuito de prejudicar os demais.

Ao observar a ética no ambiente de trabalho é possível salientar as que ela trás a própria carreira. Isso aocntece pelo fato de os funcionários com comportamentos éticos vão conseguirem ir mais longe do que os demais.

Da mesma forma, que outros valores como a honestidade, a humildade e o respeito ao próximo são grandes aliados. A ética faz com que aqueles que desejam se destacar no trabalho ganhem mais admiração.

A ética profissional, sob o ponto de vista da empresa, tem uma importância muito grande no ambiente corporativo. Isso acontece pelo fato de permitir que o ambiente de trabalho possa ser harmonioso, que reflete diretamente no nível de comprometimento do grupo.

Assim sendo,  os funcionários se tornam mais  comprometidos e satisfeitos com o trabalho. Logo, todo o clima amigável irá fazer com que o rendimento aumente.

A ética profissional faz com que a empresa consiga passar  uma imagem  muito positiva. Isso dá credibilidade ao órgão, que, naturalmente,   consegue atingir aqueles objetivos pré estipulados.

Código de ética profissional

Na sua definição mais genérica, a ética vai ser traduzida em leis e outras normas obrigatórias. Entretanto, a ética profissional é redigida por meio de códigos de conduta internos e estatutos específicos para cada empresa.

Todos esses regulamentos busca padronizar determinadas atitudes que a pessoa vai precisa ter. Habitualmente, acontece no exercício das suas funções e é essencial atentar-se a esses fatores.

Normalmente as empresas acabam disponibilizando esse conjunto de normas que irá formar a ética profissional. Assim sendo,  o colaborador precisa ler e aprender a colocá-las em prática.

Ambiente corporativo

Além do código de ética por categoria, há também o código de ética da empresa e aquelas normas que o funcionário precisa seguir para desempenhar a sua função.

A finalidade principal desse código é permitir que os objetivos da empresa sejam alcançados  ao tornar algumas condutas padronizadas. Dessa forma, vai ser possível construir um ambiente de respeito,  o que  tornará mais nítidas essas regras de convivência.

Uma das formas que a organização tem para aplicar a ética profissional é mostrar exemplos práticos. Além de fazer o uso de mecanismos para que as regras sejam seguidas, tais como recompensas para quem for bom exemplo.

Exemplos

Há algumas empresas que não possuem um código de ética, no entanto, existem condutas que precisam ser praticadas por todos os profissionais. Esses valores se baseiam no bom senso, que estão presentes na sociedade como um todo.

Veja alguns exemplos a seguir:

  • Competência;
  • Comprometimento;
  • Humildade;
  • Idoneidade;
  • Responsabilidade;
  • Transparência.

Além desses, existem diversos outros princípios que norteiam as relações dentro dos ambientes corporativos e garantem uma convivência harmônica. Assim sendo, esses valores devem ser refletidos nas condutas profissionais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário