scorecardresearch ghost pixel



O que é factoring?

Saiba mais sobre a atividade empresarial de fomento mercantil, quais são suas modalidades e os métodos utilizados para que possa ser aberta.



O factoring é realizado quando uma empresa compra o direito de crédito de outro órgão. Por isso, essa atividade empresarial que fomenta a mercantilização ao antecipar os ganhos de uma companhia.

O processo acontece da seguinte forma: A empresa que vende os diretos de créditos recebe a vista pelo negócio, que ainda será vendido pelo órgão comprador lá na frente.

Dessa forma, o pagamento do factoring é realizado pegando como base o preço da venda com acréscimos de juros e taxas de serviços.

Portanto, a factoring pode ser definida como uma atividade mista que não é comum. Ou seja, ela atua tanto na compra de ativos financeiros, como na prestação de serviços de consultorias e assessorias. Esta última atividade é feita com pequenas e médias empresas.

Dentre as principais funções desta atividade estão o acompanhamento do processo de produção e realização de consultorias quando se trata de mercado e finanças.

Além disso, acompanhar quais são as contas a receber e pagar, selecionar os riscos e analisar a carteira de clientes e da cadeia de suprimentos, são tarefas que precisam ser realizadas continuamente pelo factoring.

Como abrir uma factoring

Qualquer empresa no brasil pode abrir um factoring. Isso se dá pelo fato de a atividade ser legalizada no país. Assim sendo, o contrato social precisa conter, de forma nítida, quais são as finalidades do órgão a ser formado.

Portanto, para isso, é preciso saber em qual modalidade de factoring o negócio se encaixa. Convencional, maturity, trustee, exportação ou fomento à matéria-prima).

No entanto, é estritamente proibido que o objeto social da empresa tenha alguma atividade financeira.  Esse formato de negócio é vedado, segundo a resolução do Banco Central, às factoring.

Assim sendo, após obter o contrato social, a atividade de fomento mercantil  deve ser registrada na junta comercial. Além disso, antes de começar a atuar, é preciso tira o CNPJ. Dessa forma, o Imposto de Renda e Contribuição Social, PIS e Confins, IOF e ISS são os tributos que precisam ser pagos.

Factoring: modalidades

  • Convencional: acontece quando o órgão de factoring compra os direitos de crédito como cheque pré-datados, duplicatas e promissórias.
  • Maturity: Caso algum pagamento não seja realizado, a factoring consegue cobrir os custos. Ela é responsável por administras as receitas da empresa.
  • Trustee: Nessa modalidade, a factoring realiza assessoria administrativa e financeira à companhia que a contratou.
  • Exportação:  Cada país envolvido é responsável por realizar as transações da factoring, que é realizada por empresas diferentes em cada um deles.
  • Fomento à matéria-prima: Neste caso, a factoring arca os custos da matéria-prima e a empresa fomentada fica responsável por pagá-la com faturamento do produto que foi gerado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário