scorecardresearch ghost pixel



Insumos – o que são?

Entenda o significado do termo, os tipos existentes e a importância da identificação e declaração dos insumos em documentos empresariais.



Significado de insumos

Os insumos nada mais são que os elementos necessários para a produção de um produto. O termo abrange todo e qualquer tipo de material que esteja diretamente ligado ao processo produto ou a prestação de um serviço.

Para ser considerado um insumo, o material não precisa, necessariamente, fazer parte do produto. Basta que ele, de alguma forma, tenha colaborado para sua fabricação ou realização deste serviço.

Classificação – Tipos de insumos

Os insumos são classificados em três tipos:

  • Natural: relacionado à matéria-prima;
  • Trabalho: relacionado à mão de obra;
  • Capital: relacionado ao investimento realizado no serviço ou no produto;

Em uma abordagem mais ampla, os insumos também podem ser sub-divididos em diretos e indiretos. Nesta classificação, diretos são aqueles elementos que contribuem diretamente para a produção do produto ou realização do serviço, como a matéria-prima.

Os indiretos são aqueles que colaboram para que este processo seja possível, como a mão de obra, a energia elétrica, entre outros.

Na produção de um produto, assim como na prestação de um serviço, os três tipos de insumos estão presentes. Pense, por exemplo, na indústria alimentícia. Para produzir um ketchup, é preciso, por exemplo, do tomate e de açúcar. Os dois ingredientes são classificados como insumos naturais.

Em uma fábrica de produtos alimentícios, é necessário do trabalho de um quadro de funcionários, energia e maquinário para a produção do ketchup. Esses elementos são os insumos de trabalho.

O insumo de capital, pelo nome, já é praticamente identificável. Corresponde a quantia investida no negócio e que possibilita, ao final, a produção ou realização do serviço.

Em algumas áreas específicas, como na agricultura e farmacêutica, existe uma classificação específica para os insumos.

Por exemplo, os insumos agrícolas são divididos em biológicos, químicos ou minerais e mecânicos.

Os biológicos correspondem aos produtos de origem animal ou vegetal. Os químicos e minerais são aqueles produzidos artificialmente pela indústria, como, por exemplo, os agrotóxicos. Os mecânicos, por sua vez, são as máquinas e equipamentos utilizados na atividade agrícola.

Novamente, lembre-se: insumo é só aquilo que contribui diretamente para um serviço ou para a produção de um produto. Isso não envolve materiais de escritório, por exemplo, ou a alimentação dos funcionários. Nenhum deles faz parte do processo produtivo, da composição final e da realização de um serviço.

Diferença entre insumo e matéria-prima

É importante tomar cuidado com o uso dos conceitos de insumo e matéria-prima. Os dois termos não são sinônimos! Enquanto insumo é o elemento que contribui para a produção de um produto, seja ele material ou imaterial, a matéria-prima é aquilo que está agregado na composição do produto.

A importância da identificação e classificação dos insumos

Saber identificar e classificar corretamente os insumos é essencial na administração de um negócio. Os elementos entram no orçamento empresarial, documento no qual as empresas fazem previsões de receitas e despesas em um determinado período.

Empresas submetidas ao regime de tributação Lucro Real – ou seja, aquelas em que os valores do Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) são determinados com base no lucro líquido do negócio – podem ter impostos abatidos a partir da aquisição de insumos.

Isso é possível graças ao regime não cumulativo do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), que possibilita a empresa obter créditos sobre determinados bens, insumos, custos e despesas.

Assim, quando a empresa realizar aquisições de bens e serviços utilizados como insumo na prestação de serviços ou na produção de bens, créditos serão acumulados para o abatimento de impostos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário