scorecardresearch ghost pixel



O que é Kanban?

Saiba mais sobre o sistema japonês que utiliza quadros para melhorar a visualização das atividades da organização.



O sistema utilizado para controlar o estoque de uma empresa através do método  de produção industrial é denominado Kanban. O modelo funciona como uma espécie de gestor visual de tarefas.

Desse modo, ele é um quadro que possui todas as tarefas e os status de cada uma. Assim, cartões indicam como estão as funções e como elas precisam ser executadas na fases anteriores e posteriores das que estão.

Kanban é um termo japonês, que ao ser traduzido significa cartão ou sinalização. O sistema foi criado pela Toyota, a empresa automobilística japonesa que o trabalhou em conjunto com o método do Just in time. 

Portanto, ao serem trabalhadas de forma integrada, os dois métodos permitiam que o processo produtivo tivesse um maior controle, enquanto as perdas e as falhas foram diminuídas.

Atualmente, o sistema é associado a formas de desenvolvimento ágeis de software. Assim, o Kanban simplifica a sistematização da demanda e distribui melhor entre o grupo, como é o caso do scrum.

Kanban: tipos

Os cartões são divididos em três tipos quando inseridos no processo industrial. São eles: Kanban de Produção, Kanban de Retirada e Kanban do Fornecedor.

Kanban de Produção:

Diz respeito aos cartões que são usados para que a quantidade utilizada no processo anterior possa ser especificado e seja possível repor o que já foi usado.

Kanban de Retirada:

O método especifica a quantidade que deverá ser retirada no processo seguinte.

Kanban do Fornecedor:

Estipulam quanto deve ser solicitado ao fornecedor de suprimentos. Nesse caso, a hora de entrega deve ser combinada para que haja a integração com o just in time da indústria.

Kanban: vantagens e desvantagens:

Dentre as vantagens do Kanban estão o fato de o método facilitar o trabalho em equipe ao organizar as demandas que são compartilhadas.

Além do mais, o modelo permite que o trabalho seja melhor visualizado, por ser colocado no quadro geral de fluxo de trabalho. Isso faz com que as dificuldades sejam indicadas com transparência e nos pontos certos.

Outro aspecto positivo é o fato de limitar o trabalho que já está em andamento. O quadro auxilia o gestor a organizar as equipes de modo que consiga ter a percepção de erros ou atrasos, corrigindo-os para que o grupo não fique com mais atividades do que deveria.

No entanto, é exigida uma disciplina dos funcionários para que o quadro possa ser preenchido. Caso não haja, o Kanban se torna irrealizável.

Além disso, demandas feitas de maneira emergencial são difíceis de serem realizadas. O método apresenta uma instabilidade em casos que não são estáveis e previstos.

Kanban eletrônico:

Conhecido como kanban online ou e-kanban, o kanban eletrônico são os softwares que utilizam os mesmos métodos dos quadros japoneses. Contudo, todas as etapas são realizadas de maneira virtual.




Voltar ao topo

Deixe um comentário