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Matriz BCG

A matriz BCG é um método que se baseia no tempo de existência de um produto para ter uma melhor análise do dossiê de uma empresa



A ferramenta que pega de base o ciclo de vida de uma produto para poder analisar o portfólio de uma organização é denominada matriz BCG. 

O instrumento tem a finalidade de auxiliar os gestores a tomar decisões que dizem respeito a investimentos ou que se referem à necessidade de para de usar um produto. Além disso, a matriz também ajuda no momento de revisar estratégias de marketing da empresa.

BCG é a sigla da empresa Boston Consulting Group. A companhia americana teve sua matriz desenvolvida nos anos 70. Esse método tem o objetivo de construir um quadrante que irá relacionar a participação de mercado do produto com o seu crescimento.

Assim sendo, o índice de crescimento de um órgão e também seu market share podem ser classificados em altos ou baixos. Dessa forma, ao ser interligados, eles são separados em quatro classificações para um produto BCG.

São elas: ponto de interrogação, estrela, vaca leiteira e abacaxi (que também pode receber a denominação de bicho de estimação).

Matriz BCG: Classificação dos produtos

Matriz BCG

Pontos de interrogação

Correspondem  aos seus lançamentos e podem ser produtos/serviços oferecidos em mercados. Sempre aqueles que estiverem em alta, porém que ainda mantêm uma participação que seja pequena.

Assim sendo, esse tipo de produto exige sempre um investimento alto para crescer e alcançar uma posição que possa iniciar a dar lucro. Se for bem-sucedido, um “ponto de interrogação” poderá se transformar em uma “estrela”.

Estrelas

As “estrelas” são os produtos com um crescimento elevado e que alcançam posições de liderança em seus mercados. Em geral, serão os itens que começam a gerar um fluxo de caixa, na maioria da vezes, de origem positiva.

Entretanto, por estar em crescimento, ainda vão existir investimento para que a expansão aconteça logo. Esses investimentos podem deixar de vir a ser necessários caso o produto “estrela” torne sua posição de liderança consolidada, dessa forma, se torna a  “vaca leiteira”.

Vacas leiteiras

A categoria vaca leiteira é fixada quando um produto alcança uma participação alta no mercado e se consolida nessa posição. Assim sendo, passa sempre a registrar taxas de crescimento pequenas.

A matriz BCG vai permitir que o produto possa gerar bastante lucro e ter uma posição estável. Pelo fato de a fatia de mercado já ter sido consolidada, a empresa não precisará investir em aumentos de produção.

Portanto, a empresa consegue direcionar o lucro que vai obter com a sua comercialização para outros investimentos. Como a promoção de novos produtos, por exemplo.

O alcance da categoria de “vaca leiteira”, entretanto, não vai garantir que o produto esteja imune a problemas. A junção do avanço tecnológico e da concorrência, pode fazer com que a empresa perca a participação no seu segmento.

Caso não consiga se recuperar , esse produto deixa o posto de “vaca leiteira”. Se tornando um “animal de estimação”, também conhecido como “abacaxi”.

Abacaxis ou animais de estimação

Faz parte dessa categoria os produtos que possuem uma participação pequena no mercado e obtém um crescimento relativamente baixo. as mercadorias desse grupo podem gerar prejuízos pelo fato de constituírem uma lucratividade baixa.

Quando se depara com um produto considerado “animal de estimação”, a empresa vai precisar avaliar se compensa continuar com sua comercialização. Essa análise precisa ser feita para que a companhia veja a possibilidade de reviravolta no mercado.

Matriz BCG: exemplo prático

Os PCs ficaram ultrapassados no mercado de computadores  a partir do momento que os notebooks surgiram. O segundo produto já está consolidado no comércio.

No entanto, é possível observar que as suas vendas já se estabilizaram, mesmo com uma participação considerável, mercadologicamente falando.

Paralelamente a isso, os smartphones ganham um espaço expressivo quando se trata da preferência dos consumidores. Quanto mais se tornam multifuncionais, mais pessoas se tornam adeptos do produto.

Além disso, os smartphones, que crescem de maneira explosiva no mercado, não caminham sozinhos. Eles são acompanhados por lançamentos novos, que surgem como grande promessas. Um exemplo são os óculos 3D.

  • Os PCs representam os abacaxis (o que quer dizer crescimento baixo e participação baixa);
  • Os notebooks são representados pelas vacas leiteiras (baixo crescimento e participação alta);
  • Os smartphones representam as estrelas (alto crescimento e alta participação);
  • Os óculos 3D podem ser explicados como pontos de interrogação (alto crescimento e baixa participação).




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