Gestão: O que é?

A gestão tem uma ligação direta com a administração de empresas e atualmente tomou dimensões elevadas, principalmente com o crescimento da tecnologia.

Aprender mais sobre gestão é algo efetivo e que deixará claro que hoje o segredo é efetuar a utilização corretamente. Para que tudo possa funcionar, vai ser o momento de ter atenção em pontos que vão exigir sempre atenção.

Lembre-se que essa é uma área poderosas das ciências humanas e que dedica-se a administração de empresas. Além disso, é essencial mostrar que o estudo se dá também em outras áreas, porque o objetivo é crescer mais.

A ideia visa fazer com que seja possível alcançar os seus objetivos e ainda de uma forma bem interessante. Trata-se de ser efetivo, eficaz e eficiente, portanto, existe a preocupação com o início, meio e até mesmo o final.

O que é gestão?

O conceito de gestão tem uma ligação direta com a administração de recursos disponíveis na organização. A realidade é que os mesmos podem ser tanto materiais e financeiros como humanos, tecnológicas ou de informação.

A função de um gestor é muito mais elevada do que todos podem pensar, portanto, é preciso ter cuidado nisso. O principal é entender que tirar proveito das estruturas é algo efetivo, assim como as tecnologias e do capital.

Além disso, é preciso aproveitar o que as pessoas têm a oferecer no tocante ao alcance dessas metas da organização. Podendo ser no curto, médio ou mesmo longo prazo, assim sendo, dá uma abordagem totalmente completa.

A gestão tem o objetivo de conseguir ser uma grande facilitadora na vida de qualquer gestor. Para favorecer o entendimento, confira a seguir quais são os objetivos que o gestor precisa vir a pensar:

  • Definição das metas a serem atingidas;
  • Planejamento dos passos necessários para alcançá-las;
  • Diagnóstico e também a resolução dos problemas que surgirem nem todo o percurso.

Resta citar que a gestão vai fazer com que a estrutura administrativa de uma organização deve ser feita com atenção. Sendo formada por seus sistemas de ordem financeira, comercial, social e até tecnológica.

Em resumo, a gestão não será apenas de conhecimentos de técnicas clássicas de administração. O interessante é ir além e chegar a contributos de outras disciplinas, por exemplo: economia, direitos e psicologia.

Áreas da gestão

A gestão empresarial pode ser dividida de várias maneiras, porque o tamanho da empresa e o seu segmento demandam muita atenção. Dessa forma, é a hora mais acertada para mostrar do que se trata e abaixo você vai conferir:

  • Gestão comercial;
  • Gestão de estoque;
  • Gestão de pessoas ou gestão de recursos humanos;
  • Gestão de processos;
  • Gestão de projetos;
  • Gestão de qualidade;
  • Gestão de tecnologia da informação;
  • Gestão financeira.

É comum que as palavras “gestão” e administração possam remeter diretamente ao mundo empresarial, porém os conceitos podem ser aplicados com mais facilidade e essa é mais uma vantagem para as partes envolvidas.

Novos modelos de gestão

As mudanças mais recentes na sociedade têm conseguido promover o surgimento de novos modelos de gestão. Já que a ideia é buscar adequar-se com as organizações aos novos tempos que estão chegando.

Um desses modelos é a gestão estratégica que vai pressupor um trabalho constante de análise SWOT. Trata-se de mapear as oportunidades, ameaças, forças e até mesmo as fraquezas que a corporação possa ter.

Vai ser por meio desse cruzamento das variáveis, a gestão estratégica vai adequar-se a empresa a seu mercado. Já que permite identificar as oportunidades com o foco no futuro e assim conseguir crescer cada vez.

Do outro lado, a gestão participativa cresce cada vez mais e pode trazer vantagens, porque dá autonomia. A responsabilidade é individual para o alcance daqueles objetivos que foram traçados no começo do processo.

Gestão: O que é?
Avalie
Voltar ao topo

Deixe um comentário