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O que é Market Share? – Significado, Conceito, Tradução, Como Calcular

A partir de seu índice percentual, o conceito auxilia as empresas no momento de comparar suas vendas com outros órgãos do mesmo segmento.



O Market Share é a parcela de produto ou serviço de uma empresa, dentro de um período determinado. O cálculo desse conceito pode ser realizado levando em conta as vendas realizadas naquela fatia.

Assim sendo, a porcentagem do market share pode auxiliar a organização no momento de realizar comparações com empresas do mesmo segmento.

Além disso, o método ajuda na visão real do quanto o órgão pode aumentar suas proporções dentro de sua área. Ou, também, se será melhor para a companhia conquistar novos mercados como plano estratégico.

Market share: cálculo

As vendas totais do segmento servem de base para que o  market share seja calculado. Portanto, a empresa, para que possa ter o total conhecimento daquilo que possui no mercado, precisa levar em conta as suas vendas dentro de um prazo determinado.

Após essa análise, essas vendas por período precisam ser dividas pelas vendas totais da organização. Assim sendo, isso que dizer que é necessário dividir as vendas totais da própria empresa e também de todas as suas concorrentes.

Além disso, esse cálculo tem que levar em conta o tempo de vendas de cada uma delas que, obrigatoriamente, precisa ser o mesmo período. Desse modo, o resultado alcançado será a porcentagem de quota do mercado.

Entenda melhor na fórmula abaixo:

Fórmula do Market Share

 

Ademais, a organização precisa se atentar ao observar se as vendas foram locais ou globais. Esse fator influencia no market share, por isso, o mercado tem que ser definido pelo órgão.

Contudo, caso a empresa seja uma multinacional, a análise precisa ser feita a nível regional, nacional e também mundial. Essa aplicação em mais de um mercado busca compreender como está a participação e a aceitação, por parte dos clientes, dos produtos comercializados.

Portanto, o market share deve acompanhar o crescimento mercadológico em que a empresa atua. Caso o mercado esteja crescendo e o órgão permaneça estagnado, isso reflete o fato de a concorrência estar se expandindo e em locais distintos.




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