scorecardresearch ghost pixel



O que é matéria-prima?

A matéria-prima faz parte da transformação de determinado material em um produto e ainda o compõe quando ele estiver finalizado. Entenda como funciona o processo



A matéria-prima é considerada um produto natural ou transformado que será usado como base de um processo produtivo para chegar a um item acabado, nas empresas.

Assim, as organizações vendem o produto finalizado como mercadoria. Além disso, há matérias-primas que passam por certas transformações.

Os vegetais e as frutas, que são comercializados no mesmo formato que são tirados da natureza, são alguns exemplos.

Diferenças entre insumos e matéria-prima

Todos os insumos de produção podem ser definidos como os conjuntos de todos os materiais que forem necessários para fabricar um produto.

No entanto, o  insumo poderá não fazer parte de um produto, mesmo depois que estiver pronto. É diferente da matéria-prima, já que se trata de um material agregado na própria fabricação.

Um exemplo é o algodão. Esse material é considerado uma matéria-prima para a indústria têxtil. Já os insumos são outros produtos que precisam ser utilizados no processo de transformação do algodão.

As máquinas utilizadas, a água que é usada para lavar o tecido, e todos os outros que compõem o processo de criação, por exemplo.

Matéria-prima: tipos

matéria-prima

 

É essencial citar quais são os principais tipos de matéria-prima que fazerem parte de todo esse processo.

Eles serão determinados sempre conforme as suas origens, que podem ser animal, vegetal ou mineral.

 

 

Confira a seguir:

Animal

É originado da criação de animais, como por exemplo: carne, leite e couro.

Mineral

Os minerais são aquele  materiais que foram extraídos do solo.  Um exemplo é o  petróleo que vai ser transformado em gasolina.

Vegetal

É retirado das plantas e o maior exemplo desse material  é o látex, servindo como matéria-prima para a fabricar a borracha.

Uma matéria-prima pode também vir a receber essa denominação quando ela já estiver sido transformada. Um caso muito comum é a bauxita, que é de origem mineral e dará origem ao alumínio que foi produzido.

Logo, o alumínio, depois de pronto, se torna uma matéria-prima das indústrias metalomecânicas, por exemplo.

Matéria- prima: contabilidade

A matéria-prima, quando analisada a partir do ponto de vista contabilístico, é considerada um bem que circula e faz parte da mercadoria.

Quando o produto for acabado, a matéria-prima continua fazendo parte dele. Assim sendo, ao possui-la, as organizações precisam gastar com ela.

Assim sendo, quando o estoque de matéria-prima é utilizado pela empresa para que determinado produto seja fabricado, é gerado um custo variável.

Portanto, isso irá fazer com que uma receita seja gerada ao órgão depois que o produto finalizado for comercializado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário