scorecardresearch ghost pixel



Planejamento: O que é?

O planejamento é uma ferramenta que permite uma melhor gestão empresarial e familiar e que possibilita, por meio de planos, que os o caminho para alcançar objetivos sejam abertos



O processo desenvolvido por meio de estratégias que têm a finalidade de alcançar metas financeiras benéficas para as empresas, familiares ou até pessoais é denominado de planejamento financeiro. Esse método pode ser desenvolvido a partir de um plano financeiro.

Plano financeiro

 

 

Planejamento

 

 

As receitas e gastos de cada mês precisam ser analisados por determinado período, para que assim o plano financeiro possa ser colocado em prática.

No caso das empresas, para que a organização consiga ter um melhor aproveitamento os gastos acontecem, mais precisamente a receita. A diferença entre os dois termos, lucros e gastos, é o lucro ao se realizar a atividade exercida pelo órgão.

Já na vida pessoal e familiar, a receita é oriunda de alguma forma de rendimento. O salário, por exemplo. Enquanto isso, os gastos estão relacionados com as despesas que as pessoas fazem para que as necessidades de consumo sejam realizadas. 

Planejamento financeiro empresarial

A administração financeira de uma empresa é responsável por fazer o planejamento dos negócios e atividades do órgão. Entre suas tarefas está incluso fazer um acompanhamento das finanças, para que assim as decisões possam ser tomadas. Além de analisar as possibilidades de lucros e receitas.

Assim sendo, o objetivo das empresas é poder visualizar os seguintes aspectos:

  • A possibilidade de investimentos e a possibilidade que a empresa tem de ser ampliada;
  • Fazer a menção de qual é a receita necessária por meio das vendas;
  • Quais são as diminuições de despesas e gastos que precisarão ser feitos;
  • Criar projeções de créditos por meio das movimentações do caixa.

Planejamento financeiro pessoal

Para que um planejamento financeiro pessoal possa ser realizado é preciso ter um acompanhamento mensal de todas as finanças, para que assim possa haver um controle e seja possível fazer programações para o futuro.

Esse planejamento auxilia na melhor qualidade de vida, tanto no âmbito pessoal, quanto familiar. Dessa forma, essa organização financeira coloca em cheque o que se quer, com aquilo que realmente se precisa. Assim sendo, com a renda recebida, é possível ter um controle e planejar uma poupança.

Dicas de plano financeiro pessoal

Para que um plano financeiro possa ser realizado a pessoa precisa ter um controle de suas finanças no presente e aquelas do futuro, sejam a curto ou longo prazo. Dessa forma, será possível manter um planejamento.

Confira algumas dicas para auxiliar nas tomadas de decisão e no controle das finanças:

1- Manter os rendimentos acima dos gastos

2- Evitar compras à crédito

3-Planejar a curto e a longo prazo

Planejamento financeiro familiar

O planejamento financeiro familiar está relacionado com o pessoal, se constituindo a partir do rendimento de cada membro da família. Contudo, ao invés de ser feito de maneira individual, nesse caso é realizado de forma agregada.

Assim sendo, os objetivos, levando em conta os rendimentos e as despesas, compartilhados entre as pessoas que moram numa mesma casa fazem parte do plano financeiro familiar.

Portanto, o planejamento é primordial para que possa ser feito um acompanhamento e um controle das finanças familiares, por meio de gastos coletivos.

Dicas de plano financeiro familiar

Os gastos feito em conjunto sempre serão maiores, portanto é essencial que haja um controle por parte de todos os membros para que a família não seja comprometida financeiramente. Assim sendo, essa observação pode ser realizada por meio de planilhas, que contenham todos os rendimentos e gastos no orçamento.

Confira algumas dicas que auxiliam neste controle:

1-Realizar uma poupança

2-Não comprometer a família com dívidas

3- Se adequar às mudanças




Voltar ao topo

Deixe um comentário