scorecardresearch ghost pixel



O que é Patrimônio?

Entenda o significado do termo e saiba como ele é aplicado em empresas ou por indivíduos



O conceito de patrimônio passa pelos bens, direitos e obrigações de uma empresa ou pessoa física. Para fins contábeis, o termo será constituído apenas por aquilo que pode ser medido monetariamente.

Assim sendo,  o que uma organização possui e aquilo que ela deve são englobados no patrimônio. O termo está diretamente ligado com a contabilidade, que estuda, interpreta e registra os fenômenos que atingem uma empresa.

Portanto, o patrimônio é constituído de ativo e passivo. O primeiro diz respeito a bens e direitos, os quais têm valores positivos. Já o segundo se refere à parte negativa do patrimônio e aglomera todas as suas obrigatoriedades.

A organização ou indivíduo são impossibilitados de fazer com que parcela de seus bens e direitos, em caso de cobrança, sejam inatingíveis. Isso acontece pelo fato de o patrimônio ser indivisível.

As dívidas que uma empresa possui não afetará o patrimônio dos donos. Isso pode acontecer só por meios ilícitos. Da maneira legal, o patrimônio de uma empresa não se mistura com o dos sócios da organização.

O patrimônio de uma pessoa física é aquele que é passado por meio de herança.

Patrimônio: composição

Os bens e direitos, que estão relacionados com o ativo e as obrigações, ligadas ao passivo,  compõem um patrimônio. Veja os termos definidos de maneira separada:

Bens

Os bens são tudo aquilo que possui algum valor econômico, e que pode ser convertido para valor monetário. Eles podem ser classificados de maneiras distintas, tais como: bens tangíveis, bens intangíveis, bens móveis e bens imóveis.

  • Bens tangíveis – Trata-se daqueles que podem ser tocados, podendo ser conhecidos por corpóreos ou materiais. Por exemplo: dinheiro, veículos, equipamentos e terrenos.
  • Bens intangíveis – São os que não existem fisicamente, porém tem um valor monetário e são conhecidos por incorpóreos ou imateriais. Exemplos: patentes, marcas, domínios da internet e ponto comercial.
  • Bens móveis – Correspondem aos bens concretos e que não estão fixados no solo, podendo ser mudados sem provocar danos. Por exemplo: máquinas, utensílios, estoques, animais e dinheiro.
  • Bens imóveis – Os mesmos podem ser retirados do lugar e não vão provocar qualquer tipo de dano ao solo ou subsolo. Exemplos: terrenos e as árvores, edifícios em geral.

Direitos

Os recursos de uma empresa que estão sob a posse de terceiros podem ser cobrados pela organização. Assim sendo, os direitos dizem respeito àquilo que a empresa ou pessoa física podem cobrar.

O pagamento de uma venda que foi feita a prazo, por exemplo. Apesar de não possuir dinheiro, a organização tem o direito de receber pela mercadoria que vendeu.

Obrigações

Ao contrário dos direitos, as obrigações se referem àquilo que uma empresa ou pessoa física precisa pagar. Financiamentos e empréstimos, as contas de consumo e os salários dos empregados são exemplos desse conceito.

Tipos diferentes de Patrimônios

O Patrimônio poderá  ser ampliado em situações variadas e quando isso acontece é dividido em três momentos: patrimônio bruto, patrimônio líquido e patrimônio de afetação.

Patrimônio bruto

Esse conceito é sinônimo de ativo. Dessa forma, o patrimônio bruto está diretamente ligado com a soma de bens e direitos.

Patrimônio líquido

O somatório dos bens e direitos, descontando o valor das obrigações, se refere ao patrimônio líquido de uma organização. Assim sendo,  ele pode ser adquirido através de uma equação patrimonial.

A fórmula para se calcular o patrimônio líquido é a seguinte:

Patrimônio líquido= ativo – passivo

Patrimônio de afetação

Esse método é utilizado no setor de construção, no Brasil. Dessa forma, por meio dele é possível permitir que um empreendimento de uma construtora possa ter um patrimônio próprio.

Portanto, isso quer dizer que a organização irá contar com uma contabilidade própria, separada das outras operações do órgão.

Assim sendo, esse formato dá uma maior segurança para quem adquire um imóvel na planta, por exemplo. Já que o patrimônio de afetação irá fazer com que a empresa seja impedida de transferir verbas de um serviço mais novo, para outros que sejam mais antigos em caso de problemas econômicos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário