Pivotar

Dar uma "guinada" ou fazer uma mudança no rumo de negócio que não está conforme o planejado é conhecido no mundo dos negócios como Pivotar.

O planejamento é crucial para que qualquer empresa possa conseguir chegar até o local desejado. Caso não aconteça, é preciso reajustar aquilo que está sendo feito e nisso é que entra o termo Pivotar, portanto, é algo importante.

O significado é ligado a conseguir dar uma guinada para que o negócio possa começar a dar cada vez mais. Só que o processo precisa ser feito com base na sua própria experiência e assim tudo vai acabar fazendo mais sentido.

A palavra “Pivotar” tem o significado ligado ao neologismo devido a ser um derivado do termo “to pivot”. O significado é girar, portanto, é algo efetivo para facilitar o entendimento sobre esse assunto tão fundamental.

O que é Pivotar?

De maneira geral, para entender o que Pivotar significa no mundo dos negócios, é preciso exemplificar. Um bom exemplo é a imagem de um carrossel, pois o mesmo dá voltas e mantém-se fixo a um mesmo eixo.

Desse modo, uma empresa decide Pivotar não perderá jamais a sua base e torna-se essencial ter atenção nisso. Devido a essa situação, é que um dos significados disso é nunca desistir daquele negócio que está em questão.

Para tal, torna-se essencial identificar aquilo que não está dando certo e passar a corrigir o processo. Aqueles que agirem assim, vão ter a oportunidade de conseguir novos resultados com muito mais facilidade.

Relação entre pivotar e as startups

O verbo “Pivotar” tem uma ligação muito forte com o mundo do empreendedorismo, especialmente as startups. A princípio devido aos segmentos, pois colocam sempre em prática ideias que são mais novas.

Correndo muito mais risco de que as respostas do mercado não sejam aquelas traçadas desde o começo. A realidade é que durante o planejamento é realizado um esboço, porém tudo pode ocorrer de maneira inesperada ou algo ser diferente do esboço.

A decisão de reformar a estratégia de negócio é mais fácil de ser adotada por diversos tipos de motivos. Um bom exemplo são as empresas de menor porte, portanto, acabam sendo as mais flexíveis. Dessa forma, lembre-se que é muito mais simples de mudar a direção de um barco pequeno do que um grande navio.

Exemplo

Um bom exemplo para entender como Pivotar é efetivo imaginar alguém que decidiu abrir um café em uma casa antiga. O local é numa cidade grande, silenciosa, com internet wi-fi, um jardim grande e muita qualidade.

Entretanto, após alguns meses de funcionamento, o mesmo percebeu que a sua receita não é suficiente para cobrir as despesas. Lembre-se que para tal, a receita com a venda de produtos de alimentos não está indo de acordo.

Uma alternativa para não desistir totalmente do negócio, onde seria preciso fechar o café e arcar com o prejuízo desse investimento. Obviamente que o espaço deve ser considerado e a realidade é que acaba atraindo muitas pessoas.

No entanto, o problema é que os mesmos não consomem muito e é preciso ter outro tipo de visão. Uma vez que depois da análise, dará para perceber que o problema é que as pessoas vão lá apenas para trabalhar.

A visão dele demonstrou que esses fatos demonstram que talvez seja preciso mudar a visão. Ao invés de servir café ou mesmo bolos, pode ser interessante oferecer um conceito ligado ao coworking.

Ao efetuar essa visão, o mesmo acabou usando o conceito de Pivotar ao seu favor e teve bons resultados. Deu para perceber que às vezes basta mudar um pouco a visão e a tendência é que tudo funcione melhor.

Pivotar
Avalie
Voltar ao topo

Deixe um comentário