scorecardresearch ghost pixel



O que são os princípios de contabilidade?

Os princípios da contabilidade são as regras que vão representar a essência das doutrinas que se relacionam com a profissão



Os princípios da contabilidade são as normas que vão representar a essência das doutrinas que se relacionam com essa ciência.

Dessa forma, segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade, os princípios contábeis regem o exercício da profissão. Logo, o respeito a eles legitima as condições da área.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) definem as regras que estão em vigor atualmente, no Brasil. Essa normas diminuíram de sete para seis a quantidade de princípios.

Assim,o princípio da atualização monetária foi incorporado ao do registro pelo valor original. Isso se deu pelo fato de a resolução CFC nº 1.282/2010 ter revogado o texto da CFC 750/1993.

Além disso, a nomenclatura também foi alterada de Princípios Fundamentais de Contabilidade, para Princípios Contábeis.

Tipos de princípios da contabilidade?

Todos os princípios da contabilidade vigentes no Brasil não passam de 6, porém não existe ordem de importância entre eles.

Eles  são: princípio da entidade, princípio da competência, princípio da continuidade, princípio do registro pelo valor original, princípio da prudência e princípio da oportunidade.

Princípio da entidade

O objetivo real do princípio da entidade está diretamente ligado com o patrimônio, ou seja, o mesmo trata de um tema específico. Dessa forma, ele  se refere ao fato de os bens da entidade não serem confundidos com os bens particulares dos seus sócios.

Portanto, um fato muito importante é aquele ligado com a autonomia patrimonial e vai abranger a relação com o patrimônio de outras empresas. Um exemplo é um relatório que mostre uma diferenciação dos patrimônios da organização.

Princípio da competência

O princípio da competência irá determinar que a receita e também a despesa precisam ser incluídas. Assim sendo, trata-se dos registros da entidade num período pertinente, sendo realizados de maneira independente.

Um bom exemplo é a venda que for feita em dezembro de um ano, porém com boleto gerado em janeiro do ano seguinte. Quando isso acontece, é preciso que o negócio seja registrado pelo ano da venda e nunca pelo ano em que o pagamento foi realizado.

Princípio da continuidade

É referente ao fato de a contabilidade da empresa ser praticada partindo do pressuposto de manter suas atividades. Esse tipo de hipótese deve ser mantido até que possam surgir maiores evidências contrárias a ela.

Dessa forma, o principal é explanar  que será independente ao fato de a suspensão dessas atividades ter a chance de provocar maiores efeitos.

A utilidade dos ativos pode ser afetada diretamente, portanto, é indicado ter atenção para que tudo funcione melhor e exista continuidade dentro da organização.

Princípio do registro pelo valor original

Esse tipo de princípio vai dizer que as transações com o mundo exterior precisam ser registradas por valores na moeda do país. Isso vai valer para negociações que aconteçam com moedas estrangeiras como um todo.

Portanto, esse valor original irá determinar qual é a linha de base do registro patrimonial e não vai ser alterado. O registro pelo valor original será dividido em um custo histórico a partir de sua variação.

Princípio da prudência

É conhecida também como princípio do conservadorismo e terá muita relação com a prudência como um todo. A ideia principal é deixar a empresa mais preparada para aqueles cenários em que o momento não é favorável.

Por isso, é adequado mostrar que por meio desse princípio, irão existir mutações de origem  patrimonial. Tendo um impacto sobre o patrimônio líquido, sempre lançando as atualizações e trazendo benefícios.

Princípio da oportunidade

O princípio de oportunidade vai precisar ser subdividido por um princípio da integridade e da tempestividade. Determinando que a contabilidade de uma empresa possa vir a produzir informações íntegras.

Assim sendo, esse será o momento mais propício para realizar a aplicação quando existir uma variação patrimonial da entidade. Fator pode deixar ocorrer transações com entidades de outras atividades.




Voltar ao topo

Deixe um comentário