scorecardresearch ghost pixel



Sociedade Anônima S/A

Entenda melhor sobre o temo que configura-se como uma empresa com fins lucrativos que tem na sua constituição um capital que é dividido em ações



As empresas que são compostas por sociedade e que possuem o capital dividido em ações são denominadas de Sociedade Anônima. O termo também pode ser expressado por meio das siglas SA, S/A ou S.A. Ou também pode receber a nomenclatura de companhia (Cia).

Dessa forma, o modelo prega que cada acionista terá responsabilidades próprias, de acordo com as ações que possui. A Sociedade Anônima se diferencia das Sociedades Empresárias Limitadas (Ltda) pelo fato de na segunda os sócios dividirem o capital de cotas.

A Lei das Sociedades  por Ações de nº 6.404 de 1976 rege as sociedades anônimas no Brasil.

Tipos de Sociedades Anônimas

Existem dois tipos de Sociedades Anônimas, que se baseiam no formato que o capital é  administrado na empresa. São elas: Sociedade Anônima de Capital Aberto e Sociedade Anônima de Capital Fechado.

Capital Aberto

É por este é o tipo de sociedade que as ações são transacionadas de forma livre. Dessa forma, elas podem ser em Bolsa de Valores ou em mercado de balcão, quando são realizadas fora da bolsa.

Além de ações, uma SA aberta poderá negociar valores mobiliários como as debêntures, por exemplo. Portanto, vale lembrar que essa é outra forma eficiente de atrair os capitais alheios para os investimentos.

Capital Fechado

Este é o um tipo de sociedade em que as  ações não são transacionadas em bolsa ou no mercado de balcão. Dessa forma, constituem uma empresa em que as ações são consideradas mais difíceis de vender.

Habitualmente, negociações de ações em uma SA fechada costumam acontecer entre sócios e acionistas. Entretanto, eles precisam estar sempre próximos à administração dessa empresa.

Em qualquer desses tipos, a sociedade anônima é sempre empresária. Por isso,  se diferenciam das sociedades simples, por exemplo, uma vez que são exercidas atividades de nível intelectual.

Diferença entre a Sociedade Anônima e a Sociedade Limitada

A Sociedade Empresária Limitada (Ltda) é um tipo de sociedade em que o capital deve ser dividido em quotas. Elas são proporcionais ao investimento de cada sócio, ou seja, cada parte que determinado gestor tem direito.

Enquanto isso,  uma SA tem o seu capital dividido em ações. Esse aspecto é uma  das principais diferenças entre as Ltda e as S/A.

Portanto, devido a essa situação, grande parte das sociedades limitadas podem ser conhecidas como Sociedade por Quotas de Responsabilidade Limitada. Isso significa que o capital e o comando da empresa precisam ser divididos na proporção de cada sócio.

É bom deixar evidenciado  que no caso dessas ações, a divisão é realizada de acordo com o seu preço de emissão. Assim, elas fracionam sempre o capital em muitas partes.

A administração das sociedades anônimas são mais fragmentadas. Isso acontece pelo fato de possuírem uma presenças de menos relevâncias entre os acionistas, quando são comparadas aos sócios que pertencem às sociedade limitadas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário