scorecardresearch ghost pixel



Numerais – Classes de palavras

Uma das dez classes de palavras estudadas pela morfologia é a responsável pela determinação de quantidade e ordenação de coisas ou pessoas.



O que é um numeral? Presente na grande maioria das orações, o numeral é uma das dez classes de palavras cuja função é numerar ou posicionar objetos, pessoas ou animais.

Os numerais recebem seis diferentes classificações conforme a função que executam. Vejamos mais detalhes a seguir.

Quais são os tipos de numeral?

Ordinais

Os números ordinais indicam a sequência, série ou sucessão de coisas, objetos e seres. Alguns deles podem carregar a função de adjetivo e, também, podem variar em gênero (masculino e feminino) e número (plural e singular).

Cardinais

Largamente utilizado, apresenta os números em suas formas mais básicas cuja função é, propriamente, determinar a quantidade de algo. Podem variar em gênero (masculino e feminino) e número (plural e singular).

Coletivos

Muito usado em situações corriqueiras, determinam um conjunto de coisas ou seres. Alguns deles podem sofrer flexão de número.

Fracionários

Como o próprio nome já diz, representam a redução em proporções numéricas representando, apenas, uma parte de um todo.

Multiplicativos

Os números multiplicativos relacionam seres, coisas ou objetos em um conjunto mas, além disso, lhe concedem características que determinam o aumento de sua quantidade em múltiplos.

Podendo ser flexionados em gênero e número, esses numerais são encontrados sob a forma adjetiva. No entanto, quando na forma substantiva, tornam-se invariáveis. Sua função, ainda, pode gerar diferentes classificações, sendo elas:

  • numerais adjetivos: (ordinais, cardinais, fracionários e coletivos) que modificam o substantivo. Exemplo: carne de primeira
  • numerais substantivos:  (multiplicativos) que substituem outros substantivos. Exemplo: fizeram o dobro de doces

Romanos

Representações numéricas que indicam capítulos, séculos, registros no relógio, sucessão de reis e papas, entre outros usos seculares. São representados por até sete letras, sempre em maiúsculo:  I (1), V (5), X (10), L (50), C (100), D (500) e M (1000).

Como os numerais são empregados?

O uso dos numerais deve respeitar algumas regras. Vejamos quais são:

  • Os numerais devem concordar com o nome porém, os multiplicativos sempre são representados no gênero masculino. Uma mulher, um homem, o dobro.
  • Não é obrigatório o uso de artigos  acompanhando números fracionários mas, a menção a numerais multiplicativos é precedida de artigos. Exemplo: quarta parte e o triplo.
  • Os numerais cardinais indicam os dias do mês mas, o primeiro é feito pelo número ordinal. Exemplo: primeiro de dezembro e 23 de março.
  • Os números ordinais são usados até o nono quando aplicados na indicação de leis e decretos. A partir do dez, passam para a forma de cardinais. Exemplos: artigo quinto e dez.
  • Já para os numerais romanos, sua leitura faz-se da seguinte forma – ordinal até o décimo e, depois dele, cardinal. Exemplo: Rei Henrique III (terceiro) e Papa João XXIII (vinte e três).
  • Alguns gramáticos consideram a palavra ambos (as) como numeral por indicar dois ou duas. Exemplo: Marcos e Ana adoram nadar. Ambos gostam de ir à praia todos os dias.

Tabela de numerais




Voltar ao topo

Deixe um comentário