scorecardresearch ghost pixel



O que cai na prova da PM CE?

Quer passar no concurso da polícia militar do Ceará? Então descubra o que cai na prova da PM CE e como estudar para esta prova.



Sem dúvidas o Concurso da Polícia Militar do Ceará é uma das principais escolhas dos cearenses, em todo o Brasil muitas pessoas escolhem a carreira da segurança pública como objetivo de vida, e não seria diferente no Ceará,.

Para que você consiga uma chance nessa tão concorrida área, é essencial que conheça quais matéria caem na prova da PM CE, para que consiga se preparar melhor, desta forma suas chances aumentam.

Comece a estudar: Curso Online Curso Online PM – CE – Soldado

Confira abaixo as matérias que geralmente caem na prova da PM CE e comece seus estudos:

Quais matérias caem na prova da PM CE?

  • Língua Portuguesa
  • Atualidades
  • Matemática
  • Raciocínio Lógico
  • Informática
  • Conhecimentos Específicos

Confira as matérias detalhadamente:

CONHECIMENTOS BÁSICOS

Língua portuguesa: Compreensão e interpretação de texto. Tipologia e gêneros textuais. Figuras de linguagem. Significação de palavras e expressões. Relações de sinonímia e de antonímia. Ortografia. Acentuação gráfica. Uso da crase. Divisão silábica.

Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos.

Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis e seus empregos no texto. Locuções verbais (perífrases verbais). Funções do que e do se. Formação de palavras. Elementos de comunicação. Sintaxe: relações sintático-semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação). Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto. Elementos de coesão. Função textual dos vocábulos. Variação linguística.

Atualidades: Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas.

Matemática: Números inteiros, racionais e reais. Sistema legal de medidas. Razões e proporções. Divisão proporcional. Regras de três simples e compostas. Percentagens. Equações e inequações de 1.º e de 2.º graus. Juros simples e compostos: capitalização e descontos.

Raciocínio lógico: sequências (com números, com figuras e de palavras), proposições, conectivos, argumentos válidos, equivalência e implicação lógica.

Informática: Conceitos e fundamentos básicos. Conhecimento e utilização dos principais softwares utilitários (compactadores de arquivos, chat, clientes de e-mails, reprodutores de vídeo, visualizadores de imagem, antivírus). Identificação e manipulação de arquivos. Backup de arquivos. Conceitos básicos de Hardware (Placa-mãe, memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento HDs, CDs e DVDs). Periféricos de computadores. Ambientes operacionais: Utilização dos sistemas operacionais Windows XP Profissional e Windows 7. Conceitos básicos sobre Linux e Software Livre. Utilização dos editores de texto (Microsoft Word e LibreOffice Writer). Utilização dos editores de planilhas (Microsoft Excel e Libre Office Calc). Utilização do Microsoft PowerPoint. Utilização e configuração de e-mail no Microsoft Outlook. Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, busca e pesquisa na Web, Mecanismos de busca na Web, Navegadores de internet: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome. Segurança na Internet, Vírus de computadores, Spyware, Malware, Phishing. Transferência de arquivos pela internet.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Legislação: Estatuto dos Militares do Estado do Ceará (Lei Estadual n° 13.729/2006, e suas alterações até a data de publicação do Edital). Código Disciplinar dos Militares do Estado do Ceará (Lei 13.407/2003 e suas alterações até a data de publicação do Edital). Lei Complementar Estadual nº 98/2011 e suas alterações até a data de publicação do Edital. Constituição Federal de 1988: Artigo 5º – Dos Direitos e Garantias Fundamentais e Artigo 144 – Da Segurança Pública.




Voltar ao topo

Deixe um comentário