scorecardresearch ghost pixel



O que cai na prova da PM MT?

No Mato Grosso, assim como em todo o Brasil, passar em um concurso público público é o objetivo de muitos, principalmente em tempos de crise, confira o que cai na prova da PM MT e saia na frente dos concorrentes.



Quem nunca pensou em estudar para concurso público para adquirir estabilidade financeira para sua família? No Mato Grosso, uma das principais escolhas é sem dúvidas a Polícia Militar.

O concurso da PM MT é um dos mais disputados, não só no Mato Grosso mas em todo o Brasil. Para que você consiga uma colocação neste tão concorrido concurso, o mínimo que você deve saber é o que cai na prova da PM MT e concentrar seus estudos nos pontos certos.

Confira abaixo as matérias que geralmente caem na prova da PM MTe comece seus estudos:

Quais matérias caem na prova da PM MT?

  • Língua Portuguesa
  • História de Mato Grosso
  • Geografia de Mato Grosso
  • Física
  • Matemática
  • Química
  • Relações Interpessoais
  • Princípios da Ética e Filosofia
  • Noções de Informática
  • Noções de Gestão Pública
  • Legislação Básica

Confira as matérias detalhadamente:

CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão e interpretação de textos, Tipos e gêneros textuais: descrição, narração, dissertação, propaganda, editorial, cartaz, anúncio, artigo de opinião, artigo de divulgação científica, bula, charge, tirinha, ofício, carta, Estrutura Textual: Progressão temática, parágrafo, período, oração, enunciado, pontuação, tipos de discurso, coesão e coerência, Nível de linguagem: variedade linguística, formalidade e informalidade, formas de tratamento, propriedade lexical, adequação comunicativa, Língua padrão: ortografia, crase, regência, concordância nominal e verbal, flexão verbal e nominal, Morfossintaxe: estrutura, formação, classe, função e emprego de palavras, Semântica: estudo da significação das palavras.

CONHECIMENTOS GERAIS HISTÓRIA DE MATO GROSSO

Período Colonial, Os bandeirantes: escravidão indígena e exploração do ouro, A fundação de Cuiabá: Tensões políticas entre os fundadores e a administração colonial, A escravidão negra em Mato Grosso, Os Tratados de Fronteira entre Portugal e Espanha, Período Imperial, A crise da mineração e as alternativas econômicas da Província, A Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai e a participação de Mato Grosso, A economia mato-grossense após a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai, Período Republicano, O coronelismo em Mato Grosso, Economia de Mato Grosso na Primeira República: usinas de açúcar e criação de gado, Política fundiária e as tensões sociais no campo, Desmembramento do Estado em MT e MS, ocorrido em 1977 e Criação e desmembramentos de municípios de Mato Grosso.

GEOGRAFIA DE MATO GROSSO

Mato Grosso: localização, fronteiras e limites do estado e dos municípios, Aspectos geomorfológicos: relevos do estado, Aspectos climáticos e ecossistemas do Mato Grosso, Hidrografia do Mato Grosso., Aspectos político-administrativos, Atividades agrícolas., Processos migratórios e dinâmica da população em Mato Grosso, Programas governamentais e fronteira agrícola matogrossense, A economia do Estado e da capital, Indicadores oficiais de saúde e educação do estado, Aspectos contemporâneos da urbanização do Estado e da capital, Principais eixos rodoviários: federais e estaduais, Políticas ambientais nas diferentes escalas do poder: as unidades de conservação da natureza e Reservas Indígenas.

FÍSICA

Mecânica, Movimento em duas e três dimensões: conceitos, deslocamento, velocidade e aceleração (escalar e vetorial), queda livre, composição de movimentos, lançamento oblíquo e lançamento horizontal, Movimentos circulares (uniforme e variado), Princípios fundamentais da Dinâmica (Leis de Newton) Inércia e sua relação com Sistemas de Referência, Força peso, força de atrito, força centrípeta, força elástica, Colisões: Impulso e quantidade de movimento, Impulso de uma força, Quantidade de movimento, Teorema do Impulso, Teorema da Conservação da quantidade de Movimento, Choques Elástico e Inelástico, Energia, Trabalho: Trabalho da força-peso e Trabalho da força elástica, Trabalho de um força variável, potência e rendimento, Energia Cinética: trabalho e variação de energia cinética, Sistemas conservativos: energia potencial gravitacional, energia mecânica, conservação de energia mecânica, Hidrostática: fundamentos, massa, peso, densidade, pressão, teorema fundamental da hidrostática, vasos comunicantes, Teorema de pascal, prensa hidráulica, Teorema de Arquimedes, corpos imersos e flutuantes, Termometria: escalas termométricas em geral e variação de temperatura, Calorimetria: Conceito de calor, Capacidade térmica, Equação fundamental da calorimetria, Calorímetro,  Princípio geral das trocas de calor, Fluxo de calor, Lei de Fourier, Dilatação térmica: Dilatação térmica 25 de sólidos e líquidos, Comportamento térmico da água, Termodinâmica: introdução, Teoria cinética dos gases, Lei de Joule,  Trabalho nas transformações gasosas, 1ª e 2ª Lei da Termodinâmica, Máquinas térmicas e rendimento, Ciclo de Carnot, Conservação da energia e entropia, Óptica geométrica: Introdução, reflexão da luz, Espelhos planos e esféricos, Equações de Gauss para os espelhos esféricos, Refração da luz, Lei de Snelldescartes, Lentes e instrumentos ópticos, Ondas: Fenômenos ondulatórios, Ondas sonoras, Eletrostática, Cargas e campos eletrostáticos, Quantização e conservação da carga elétrica, Campo e potencial elétrico, Eletrodinâmica, Corrente elétrica, Propriedades elétricas dos materiais: condutividade e resistividade; condutores e isolantes, Lei de Ohm (materiais ôhmicos e não ôhmicos), Circuitos simples e de malhas múltiplas. Lei de Kirchhoff, Magnetostática, Força magnética, Força de Lorentz, Força magnética em fios, Torque em espiras, Movimento de cargas no cíclotron e Lei de Biot-Savart.

MATEMÁTICA

Números inteiros: algoritmos de quatro operações fundamentais no sistema decimal de numeração, divisibilidade e decomposição em fatores primos, Razões e proporções, números racionais, operações e a relação de ordem entre números racionais, representação decimal dos números racionais, Conceito de número irracional e a representação decimal dos números reais, Regra de três simples e composta, Geometria plana: cálculo de áreas, semelhança, relações métricas no triângulo retângulo e no círculo, Funções do 1º e 2º grau e suas aplicações, Função exponencial e suas aplicações, Logaritmos: Propriedades dos logaritmos, Função logarítmica, Aplicações dos logaritmos, Análise Combinatória: arranjo, permutações, combinações, Probabilidades, Geometria espacial: áreas e volumes de prismas, cilindros, cones e pirâmides. 12. Trigonometria: arcos e ângulos, valores das funções trigonométricas de arcos notáveis, fórmulas de adição, subtração, duplicação e bissecção de arcos; resolução de triângulos, Estatística (médias aritméticas, mediana, moda, variância e desvio-padrão).

QUÍMICA

Estrutura do átomo, Massa e carga elétrica das partículas fundamentais – Modelos atômicos de Rutherford, Bohr e modelo atômico segundo a Teoria Quântica elemento químico número atômico e número de massa isótopos – Princípio da exclusão de Pauli – configuração eletrônica – Regra de Hund, Classificação periódica dos elementos químicos: Tabela periódica atual e sua estrutura – Lei de Moseley período, grupo e subgrupo elemento representativo, de transição e gás nobre, propriedade periódica (raios atômico e iônico, energia de ionização e eletronegatividade), Ligação química:  Teoria Eletrônica de valência ligação iônica – ligação covalente tipos de fórmula polaridade das ligações e das moléculas – número de oxidação, Função inorgânica, Conceito classificação notação nomenclatura, conceitos de Arrhenius, Bronsted e Lowry e de lewis para ácidos e bases, Reação química: Reação química equação química – tipos de reação química balanceamento de equação química e Cálculo químico.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Empatia e confiança, As relações e o ambiente de trabalho, Motivação. Conflitos nas relações interpessoais, Ética, Funcionamento de equipes de trabalho, Assertividade, Vínculos afetivos e interação social, Assédio Moral no trabalho, Comunicação, Funcionamento de equipes de trabalho, Liderança, Diplomacia interpessoal, Negociação, Estresse.

PRINCÍPIOS DA ÉTICA E FILOSOFIA

O campo de estudo da ética, Ética cristã e ética iluminista, Diferença entre ética e moral, Juízos de fato e juízos de valor, Relação entre ética e cultura, Ética e violência, Utilitarismo ético, Ética e liberdade, Ética aplicada (bioética, ética ambiental e ética dos negócios), Ética e cidadania.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

Ambiente operacional Windows. 2. Fundamentos do Windows, operações com janelas, menus, barra de tarefas, área de trabalho, trabalho com pastas e arquivos, localização de arquivos e pastas, movimentação e cópia de arquivos e pastas e criação e exclusão de arquivos e pastas, compartilhamentos e áreas de transferência,  Configurações básicas do Windows: resolução da tela, cores, fontes, impressoras, aparência, segundo plano e protetor de tela, Windows Explorer, Ambiente Intranet e Internet, Conceito básico de internet e intranet e utilização de tecnologias, ferramentas e aplicativos associados à internet, Principais navegadores, Ferramentas de Busca e Pesquisa, Processador de Textos, MS Office 2003/2007 – Word. Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos. Digitação. Edição de textos. Estilos. Formatação. Tabelas e tabulações. Cabeçalho e rodapés. Configuração de página. Corretor ortográfico. Impressão. Ícones. Atalhos de teclado. Uso dos recursos, MS Office 2003/2007 – Excel. Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos. Estilos. Formatação. Fórmulas e funções. Gráficos. Corretor ortográfico. Impressão. Ícones. Atalhos de teclado. Uso dos recursos, Correio Eletrônico. Conceitos básicos. Formatos de mensagens. Transmissão e recepção de mensagens. Catálogo de endereços. Arquivos Anexados. Uso dos recursos. Ícones, Atalhos de teclado, Segurança da Informação, Cuidados relativos à segurança e sistemas antivírus.

NOÇÕES DE GESTÃO PÚBLICA

Direito Administrativo: Constituição Federal: Da Administração Pública (Arts. 37 a 41), Improbidade Administrativa, Princípios da administração pública: princípios constitucionais e legais, Processo administrativo: princípios e fases, Ato administrativo: conceito, classificação e invalidação.

LEGISLAÇÃO BÁSICA

Constituição Federal de 1988 – (Dos Princípios Fundamentais, Dos direitos e Garantias Fundamentais, Da Organização do Estado, Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas), Constituição do Estado do Mato Grosso – (art. 141 a 144), Código Penal Militar (art. 1° ao 52), Código de Processo Penal Militar (art. 1° ao 28), Código de Processo Penal (art. 1° ao 28 e art. 301 a 307), (Lei Federal nº 8.429/1992): agente público, atos de improbidade e sanções, Artigos 312 a 326, do Código Penal, que tratam dos crimes cometidos por funcionário público contra a Administração Pública, Portaria Interministerial n° 140/2006 (Divulgação de dados e informações pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, por meio da rede mundial de computadores – internet. Lei nº 12.527/2011 – Acesso a Informações).




Voltar ao topo

Deixe um comentário