scorecardresearch ghost pixel



O que cai na prova da PM PE?

Um dos concursos mais concorridos sem dúvida é o da Polícia Militar do Pernambuco, para você sair na frente nos estudos, saiba o que cai na prova da pm pe.



Assim como em todo o Brasil, no Pernambuco não seria muito diferente, um dos concursos mais concorridos sem dúvida é o da Polícia Militar. Quando o candidato se decide em seguir a carreira da segurança pública, a escolha na grande maioria das vezes ou é Polícia Militar ou Polícia Civil.

Mas passar neste concurso não é nada fácil, sendo um dos mais concorridos, para que consiga uma chance maior na hora de estudar para as provas você deve saber o que cai na prova da PM PE.

Comece a estudar: Apostila PM-PB e CBM-PB – Curso de Formação de Soldados

Confira abaixo as matérias que geralmente caem na prova da PM PE e comece seus estudos:

Quais matérias caem na prova da PM PE?

  • Língua Portuguesa com interpretação de texto
  • Língua estrangeira (Inglês ou Espanhol)
  • Estatística Básica
  • Conhecimentos de Informática
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Direito Penal
  • Direito Processual Penal
  • Direito Penal Militar
  • Direitos e Garantias Fundamentais
  • Legislações pertinentes aos militares do Estado de Pernambuco
  • Redação Dissertativa
  • Matemática
  • Raciocínio Lógico
  • Física
  • Química
  • Biologia

Confira as matérias detalhadamente:

LÍNGUA PORTUGUESA COM INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Compreensão e interpretação de textos, Tipologia Textual,Ortografia oficial, Acentuação gráfica, Emprego das classes de palavras, Emprego do sinal indicativo de crase, Sintaxe da oração e do período,Pontuação,Concordância nominal e verbal,  Regência nominal e verbal,  Significação das palavras, Redação de correspondências oficiais.

LÍNGUA ESTRANGEIRA

LÍNGUA INGLESA: Compreensão e interpretação de textos, Tipologia Textual, Conhecimento vocabular,  Tempos verbais, Proposições, Numerais.

LÍNGUA ESPANHOLA: Compreensão e interpretação de textos, Tipologia Textual, Conhecimento vocabular, Tempos verbais, Preposições.

ESTATÍSTICA BÁSICA
Conceitos: População, censo, amostra, experimento aleatório, variáveis e atributos, variáveis aleatórias discretas e contínuas, normas para apresentação tabular de dados, Organização de dados estatísticos, Medidas de posição, Medidas de dispersão.

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA
Conceito de internet e intranet, Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a internet/intranet, Conceitos de proteção e segurança, Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (backup), Conceitos de organização e gerenciamento de arquivos, pastas e programas, instalação de periféricos. Principais aplicativos edição de textos e planilhas.

DIREITO CONSTITUCIONAL
Direito Constitucional: natureza, conceito e objeto. Perspectiva sociológica, política, jurídica, fontes formais, concepção positiva. Constituição: sentido sociológico, sentido político e jurídico: conceito, objetos e elementos. Classificações das constituições: constituição material e constituição formal, constituição-garantia e constituição-dirigente, normas constitucionais. Poder constituinte: fundamentos do poder constituinte, poder constituinte originário e derivado, reforma e revisão constitucionais, limitação do poder de revisão, emendas à Constituição. Controle de constitucionalidade: conceito, sistemas de controle de constitucionalidade. Inconstitucionalidade: inconstitucionalidade por ação e inconstitucionalidade. Fundamentos constitucionais dos direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos, direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, direitos sociais, nacionalidade, cidadania e direitos políticos, partidos políticos, garantias constitucionais individuais, garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos, remédios do Direito Constitucional, Poder Legislativo: fundamento e garantias de independência, conceito, objetos, atos e procedimentos, Poder Executivo: forma e sistema de governo, chefia de Estado e chefia de governo, atribuições e responsabilidades do presidente da República, Poder Judiciário: disposições gerais, Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, tribunais regionais federais e juizes federais, tribunais e juízes dos estados funções essenciais à justiça, Defesa do Estado e das instituições democráticas: Segurança pública e sua organização, Ordem social: base e objetivos da ordem social, seguridade social, educação, cultura e desporto, ciência e tecnologia, comunicação social, meio ambiente, família, criança adolescente e idoso.

DIREITO ADMINISTRATIVO
Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos poderes e organização, natureza, fins e princípios. Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. Organização administrativa: centralização, descentralização, concentração e desconcentração, organização administrativa da União, administração direta e indireta. Agentes públicos: espécies e classificação, poderes, deveres e prerrogativa, cargo, emprego e função públicos, regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição, direitos e vantagens, regime disciplinar responsabilidade civil, criminal e administrativa. Poderes administrativos: poder vinculado, poder discricionário, poder hierárquico, poder disciplinar, poder regulamentar, poder de polícia, uso e abuso do poder. Ato administrativo: conceito, requisitos, perfeição, validade, eficácia, atributos, extinção, desfazimento e sanatória, classificação, espécies e exteriorização, vinculação e discricionariedade. Serviços públicos, conceito, classificação, regulamentação e controle, forma, meios e requisitos, delegação: concessão, permissão, autorização, Controle e responsabilização da administração: controle administrativo, controle judicial, controle legislativo, responsabilidade civil do Estado.

DIREITO PENAL
Princípios constitucionais do Direito Penal, A lei penal no tempo, A lei penal no espaço, Interpretação da lei penal, Infração penal: elementos, espécies, Sujeito ativo e sujeito passivo da infração penal, Tipicidade, ilicitude, culpabilidade, punibilidade, Excludentes de ilicitude e de culpabilidade, Erro de tipo, erro de proibição, Imputabilidade penal, Concurso de pessoas, Crimes contra a pessoa, Crimes contra o patrimônio, Crimes contra a administração pública.




Voltar ao topo

Deixe um comentário