scorecardresearch ghost pixel



O que é Agronegócio?

Saiba mais sobre Agronegócio no Brasil, um dos setores mais desenvolvidos da economia nacional.



O setor da economia que junta as atividades produtivas que são resultados da agricultura e da pecuária é o agronegócio.

O negócios dessa área são de larga escala e abrangem a produção, o processamento, a manufatura e a distribuição dos produtos agropecuários. Assim sendo, para que todas as etapas possam ser gerenciadas, existe a Gestão do Agronegócio.

Assim sendo, essa gestão é responsável pela administração das atividades desse setor, tais como, a plantação de café, soja, milho, Além da criação da gado, granjas e também a produção de máquinas e equipamentos.

Os três setores da economia são englobados pelo agronegócio. A produção agrícola (setor primário). O processamento de produtos, além das máquinas e equipamentos da indústria (setor secundário).  E também a comercialização e distribuição daquilo que foi produzido ( setor terciário).

Além disso, há alguns produtos que podem ser negociados nas bolsas de valores como commodities. Por isso, empresas de agronegócios podem fazer parte do mercado financeiro.

No mercado internacional, o agronegócio é conhecido como agribusiness e o Brasil é um dos líderes mundias no setor.

Agronegócio no Brasil

Em decorrência do solo, do clima, da grande quantidade de água e das grandes extensões territoriais, o agronegócio no Brasil é uma das ações mais desenvolvidas da economia do país.

Portanto, com todas as questões favoráveis de funcionamento no Brasil, esse formato de negócio, em território nacional, gera muita rentabilidade para o mercado interno e também para os negócios que envolvem exportações.

Dessa forma, o maior desenvolvimento científico-tecnológico, em função da crescente da modernização e o aumento de investimentos no agronegócio são os principais motivos dos bons resultados desse setor.

Assim sendo, os investidores escolhem alguns produtos mais rentáveis para que possam investir. Nos próximos anos, a produção de algodão e biocombustíveis feitos a partir da cana-de-açúcar e os óleos vegetais, são as apostas de quem investe.

Agronegócio brasileiro: principais produtos exportados

O Brasil, pelos fatores que favorecem o agronegócio no país, faz com que o setor seja uns dos principais  provedores da economia nacional.

Assim sendo, há alguns produtos que são campeões de exportações e, consequentemente, de renda para a economia. Dessa forma, fazem parte dessa lista:

  • Café;
  • Açúcar;
  • Álcool;
  • Suco de frutas;
  • Soja;
  • Carnes;
  • Tabaco;
  • Couro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário