scorecardresearch ghost pixel



O que é conhecimento específico em concurso público?

Presentes em praticamente todos os editais de concursos públicos, a prova de conhecimentos específicos pode ser decisiva para muitos concorrentes.



Quem vai prestar um concurso público pela primeira vez pode não reconhecer muitos termos presentes no edital. Por tratarem-se de termos técnicos, eles não aparecem com frequência no dia a dia da maioria das pessoas.

Uma dessas expressões desconhecidas pode surgir em uma das partes mais importantes do edital, o conteúdo programático. Ele, nada mais é do que a relação das matérias que serão cobradas naquele certame.

De forma geral, ele é dividido entre conhecimentos gerais e conhecimentos específicos, que é a parte que vamos esclarecer logo a seguir.

O que são conhecimentos específicos?

Pessoas que estão buscando por aprovação em concursos públicos, mais do que ninguém, devem ter na ponta da língua todas as informações sobre conhecimentos específicos. Isso porque, além de tudo, essas questões podem ser decisivas na hora do somatório total da nota.

Os conhecimentos específicos, como indicado pelo próprio nome, são aquelas matérias relacionadas a área de formação do candidato. Ou seja, são as matérias que ele viu durante toda a formação, ou que serão cobradas com maior critério na execução das atividades pertinentes ao cargo.

Mas o que têm os conhecimentos específicos para serem tão importantes? Na prática, as matérias relacionados a eles englobam a maioria das questões. Outro ponto importante é que na hora da pontuação, elas podem ter o peso dobrado.

Por exemplo, enquanto uma questão geral correta vale um ponto, uma pergunta específica pode valer dois ou três pontos para o concorrente. Além disso, o maior número de acertos em perguntas específicas é usado como um dos critérios de desempate, caso esteja presente no regulamento do certame.

Para citar um caso prático, podemos detalhar o conteúdo programático de um dos editais da Polícia Militar do Espírito Santo (PM ES). Candidatos ao cargo de soldado, que exige nível médio, possuíram no programa de provas as seguintes matérias de conhecimentos gerais: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Matemático e Noções de Informática.

A banca organizadora espera que essas disciplinas sejam comuns para todas as pessoas que concluem o ensino médio no Brasil. Ou seja, é a parte básica do certame.

Já na prova de conhecimentos específicos foram cobrados os seguintes assuntos:

Exemplo de conhecimentos específicos presentes no edital do concurso para soldado da PM ES 2018.
Exemplo de conhecimentos específicos presentes no edital do concurso para soldado da PM ES 2018.

São temas que os candidatos, ainda que de nível médio, devem ter domínio para ingressar e atuar na carreira policial. Portanto, são conhecimentos específicos da área.

Diferença entre conhecimentos gerais e conhecimentos específicos

Esclarecido o conceito de conhecimentos específicos, a diferença entre ambos é mais fácil de ser explicada. Basicamente os conhecimentos gerais são aqueles que são comuns a formação de todos os candidatos, ainda que eles incluam várias áreas.

Veja alguns exemplos de conhecimentos gerais presentes em praticamente todos os editais de concurso público.

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Raciocínio Lógico
  • Informática
  • Atualidades

Exemplos das principais áreas de conhecimentos específicos:

  • Concursos da área de Direito (Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Penal e Direito Processual Penal).
  • Concursos fiscais (Auditoria, Legislação Tributária, Contabilidade Geral e Avançada).
  • Concursos da Educação (Teorias pedagógicas, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Diretrizes Curriculares Nacionais).
  • Concursos da Segurança Pública (Noções de Direito, Legislação Extravagante e legislação do órgão que está abrindo as vagas).

Vale lembrar que questões de conhecimentos gerais e específicos, levem em consideração o nível de escolaridade solicitado pelo regulamento. Portanto, independente da pergunta, ela será elaborada em conformidade com o nível pré-estabelecido para aquela vaga.

Dicas para se dar bem em provas de conhecimentos específicos

Antes de tudo, ter um cronograma de estudos que englobe todas as matérias é primordial. Muitos candidatos, por considerarem os conhecimentos específicos mais fáceis, uma vez que possuem formação na área, deixam de estudá-los ou o fazerem com menor dedicação.

Por todos os motivos lá citados anteriormente, eles são extremamente importantes, por isso, o ideal é que eles sejam tão estudados, ou mais, do que os temas de conhecimentos gerais.

Porém, somente com a publicação do edital é possível conhecer a fundo os detalhes do conteúdo cobrado. Para driblar essa dificuldade é possível tomar como base o edital anterior. Mesmo que eles sempre sofram alterações, algumas matérias são recorrentes.

Além disso, antes mesmo da publicação do regulamento os candidatos podem adiantar as matérias de conhecimentos gerais, como Língua Portuguesa, por exemplo, que está presente em praticamente todos os editais de concurso público.

Dessa forma, assim que o edital for publicado o concorrente terá mais tempo para se dedicar ao conteúdos específicos.

Revisar as provas anteriores também é um excelente ponto de partida, já que os candidatos poderão traçar um panorama de como o conteúdo é cobrado na avaliação.

Os especialistas em concursos afirmam que ter um material de estudos de qualidade também faz muita diferença. Dessa forma, tenha muita atenção na hora de escolher apostilas e cursos preparatórios.




Voltar ao topo

Deixe um comentário