scorecardresearch ghost pixel



O que é crowding out?

É o conceito utilizado para definir quando o governo aumenta suas despesas para conseguir expandir sua economia, mas o feito não acontece como se espera. Entenda como acontece o crowding out e qual é o seu processo de surgimento



O crowding out acontece quando o Estado aumenta sua despesas, em função de uma redução dos fatores de consumo na economia que são sensíveis às taxas de juros. Em português, o termo pode se conhecido como Efeito de Deslocação ou Efeito de Evicção.

Assim sendo, quando o governo aumenta os gastos públicos para expandir a economia, mas com o aumento das taxas de juros o efeito é anulado, há uma diminuição dos investimentos privados. É neste momento que o crowding out é percebido.

Além do mais, quando a política é toda descompensada, o efeito fica conhecido como “crowding out total”.

Crowding out: Como acontece este efeito

Quando o governo planeja aumentar os gastos públicos, com o intuito de criar uma grande política de expansão para a economia do país, surge o crowding out. 

Dessa forma, para que os gastos sejam aumentados, o governo deve se financiar com mais impostos. Ou também com a emissão de mais títulos públicos. O que aumenta as taxas de juros de maneira a atrair novos investidores.

Portanto, o aumento das taxas de juros do governo influencia as outras taxas de juros existentes no país. O que encare os investimentos privados e, consequentemente, anula, total ou parcialmente, a expansão econômica.

Assim sendo, quando o crowding out acontece, o governo aumenta o seu envidamento, proporcionalmente ao Produto Interno Bruto (PIB).




Voltar ao topo

Deixe um comentário