scorecardresearch ghost pixel



O que é GAAP?

Entenda mais sobre os princípios que regem o setor contábil de uma organização e que visam padronizar as ações da companhia



Princípios Contábeis Geralmente Aceitos (GAAP) é a tradução  do termo em inglês Generally Accepted Accounting Principles.

O conceito engloba um conjunto de leis e normas que são seguidas pelas áreas de contabilidade de uma empresa. A finalidade é fazer com que as operações de cada organização sejam  padronizadas.

Assim sendo, cada país possui regras específicas e no Brasil elas são conhecidas como BR GAAP. Como é possível deduzir, as duas letras que vêm no início se referem ao país e o restante da sigla segue o nome do termo em inglês.

Por exemplo, nos Estados Unidos o regimento de contabilidade é definido por US GAAP. Além do mais, existem também as Normas Internacionais para Contabilidade (IFRS).

O objetivo das IFRS é fazer com que os demonstrativos contábeis no mundo possam ser uniformizados. Isso se dá, principalmente, em função do mercado global e também devido a todas as situações que uma empresa precisa passar quando se trata de negociações internacionais.

BR GAAP

A Lei das Sociedades por Ações, Lei 6.404 de 1976 , também conhecida como Lei das SAs, é a que dita as regras do BR GAAP, no Brasil.

Fazem parte dessas normas também, o conjunto de resoluções e comunicados, que é emitido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Branco Central (BACEN).

No entanto, vale destacar que o BR GAAP não garante e isenção de erros ou fraudes no momento de ser executado. As regras são utilizadas apenas para que os processos de contabilidade tem um padrão.

Assim sendo, essa normas não procedem quanto as leis tributárias ou fiscais. A finalidade do BR GAAP é igualar o mercado nacional, em que todas as companhias apresentam resultados do mesmo modo.

US GAAP

Nos Estado Unidos, as normas de contabilidade são as US GAAP. No país, a identificação é feita a partir do “US”. Assim sendo, os princípios contábeis aceito no país são designados por essas regras.

Financial Accouting Standards Board (FASB) é o órgão responsável pela emissão das normas nos Estados Unidos. Dessa forma, as regras de contabilidade são emitidas para cada estado do EUA, seguindo padrões específicos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário