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O que é Lean Startup? – Métodos, Fases, Conceito e Significado

O modelo tem a finalidade de otimizar o tempo de produção de produtos e, ao mesmo tempo, gastar o menos possível nesse processo



A combinação de práticas da indústria e da inovação  com o intuito de desenvolver serviços no menor tempo e com o menor custo é denominado Lean Startup. O termo também é conhecido como Startup Enxuta.

O conceito é derivado do livro The Lean Startup, de Eric Ries.  Desse modo, o método de gestão trabalha com o desenvolvimento de produtos e serviços que, ao invés de fazerem planejamentos a longo prazo, focam em um formato mais simples de negócio.

Assim sendo, as tentativas de erros podem acontecer com maior frequência. Isso se dá pelo fato de não haver um plano de negócio detalhado na empresa.

Lean Startup e Startup

Startup é quando existe uma previsão de um método de negócio, que pegue como base produtos ou serviços inovadores, os quais estejam tendo um crescimento rápido dentro da organização.

Enquanto isso, o lean startup é a definição anterior, com um somatório da evolução em menos tempo, com o menor custo possível, dentro daquele período.

Portanto, qualquer desperdício, inclusive de tempo, no Lean Startup é totalmente retido.

Lean Startup: método

Apesar de o Lean Startup  ir contra aquilo que as teorias administrativas pregam, o método inovador ganha cada vez mais visibilidade.

O formato de negócio está pegando carona com o crescimento do empreendedorismo no mundo, a partir de influências de formatos eficientes da tecnologia da informação (TI).

Essas técnicas avançadas de TI são aplicadas em núcleos empresariais grandes.Um exemplo é o Vale do Silício, na Califórnia, Estado Unidos.

Dessa forma, a finalidade do Lean Startup é fazer com que o tempo entre a concepção da ideia, até que ela seja colocada em prática no mercado seja reduzido.

Em consequência disso, é possível concluir que o objetivo do método é aprimorar o dinheiro de quem investiu, usando menos tempo e recurso na etapa em que o projeto está sendo construído.

Assim sendo, quando o produto chegar ao consumidor, os riscos de perdas ou falhas no momento da execução sejam mínimos.

Lean Startup: fases

A empresa então pega como base um canvas. O método é diagrama que o empreendedor estipula para que o formato de negócio seja mais simples e direto.

O Canvas, ou Busines Model Canvas, faz com que o empresário passe a criar valor para ele mesmo e também para seus clientes.  Desse modo, o plano de negócio tradicional não é utilizado nesse método.

O próximo passo, é fazer o teste das hipóteses criadas diretamente com o consumidor. Dessa forma, os produtos e serviços são testados sem os custos de marketing. Além disso,   tempo parra corrigir os problemas também é menor.

Isso acontece pelo fato de a empresa precisar sair em busca dos potenciais mercados. Isso é necessário  para que a fase de desenvolvimento dos clientes possa ser ultrapassada.

Por este método, caso o cliente perceba que o produto está com algum erro, não há a necessidade de voltar ao início do processo de produção.  Isso faz com que o desenvolvimento seja bem mais dinamizado.

Nessa etapa do processo, o Lean Startup faz o menor investimento possível que comporte o desenvolver do produto. O objetivo é que esse desenvolvimento seja realizado de maneira simples. Assim ele pode ser inserido no mercado e validado pelo cliente.

Essa fase recebe o nome de Produto Mínimo Viável (MVP), do inglês Minimum Viable Product. Portanto, caso o MVP não saia de acordo com aquilo que foi planejado, é necessário alterar a direção do negócio.

Mudanças abruptas no desenvolvimento do produto ou no público-alvo podem ser soluções. Essas alterações recebem o nome de pivotar. O termo é derivado de pivot em inglês, que traduzido significa girar. Por isso é empregado em modificações estratégicas no lean startup. 




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