scorecardresearch ghost pixel



O que é Payback?

Saiba como funciona o Payback, indicador de retorno de investimentos e como ele auxilia as empresas no momento de indicar riscos.



O que é Payback? O período que um investimento leva para dar retorno à empresa é chamado de payback. O conceito se refere ao tempo que a organização vai levar para fazer com que algum dinheiro aplicado retorne ao caixa.

Assim sendo, no cálculo do payback é levado em conta não só quais serão os ganhos do órgão, mas, principalmente, o tempo necessário até conseguir que valores sejam obtidos. Além da quantidade de dinheiro que será preciso retirar do caixa.

Por isso, para que a empresa o utilize como indicador de risco, o payback já deve ser definido no momento em que ela decide realizar o investimento. Esse método auxilia o órgão nas tomadas de decisões.

O empresário pode pegá-lo como base para fazer comparações de negócios, a fim de fazer com que seu capital seja ainda mais lucrativo.

Desse modo, há duas formas de calcular o payback: o  Payback Simples e o Payback Descontado. O primeiro se refere ao tempo em que o dinheiro vai demorar para retornar aos cofres da empresa. Já o segundo, apesar de não se diferenciar muito, leva em consideração uma taxa de desconto de um determinado período.

Payback Simples

O payback simples é responsável por acompanhar os movimentos de caixa acumulado da empresa. Assim sendo, aquilo que é resultado da receita menos as despesas, levando em conta quantos períodos contábeis precisam para que o fluxo de caixa fique em zero, é o payback simples.

De forma resumida, o conceito é o tempo de retorno do que foi investido. É nesse prazo que as receitas se tornam iguais ou maiores que as despesas. Assim sendo, aquilo que foi investido é pago adequadamente.

Suponha que uma companhia faz uma investimento de 2 milhões de reais em máquinas novas. Após levar em conta seus movimentos de caixa, incluindo receitas e despesas.

Além de considerar também o lucro que pode ser obtido, os gestores chegam à conclusão de que o tempo para que a empresa tenha de volta aquilo que investiu é de três anos. Portanto, isso quer dizer que o payback deste investimento é de três anos.

Payback Descontado

Assim como o payback simples, o payback descontado também tem seu cálculo realizado considerando o fluxo de caixa, a partir do resultado das receitas e despesas da empresa.

No entanto, no momento de ser calculado, é acrescentado um taxa de desconto. Essa taxa corrigi os valores de acordo com o período. Desse modo, este formato considera o fato de que o dinheiro investido em determinado período, pode não ter exatamente o mesmo valor quando soma todos esses tempos, mesmo que sejam iguais.

O método considera os ajustes monetários, a desvalorização da moeda e uma série de outros valores que podem influenciar e fazer com que o investimento demore um tempo a mais parar retornar.




Voltar ao topo

Deixe um comentário