scorecardresearch ghost pixel



O que faz o agente de fiscalização e regulação a transporte?

Saiba tudo sobre a profissão presente em editais de agências reguladoras, incluindo principais atribuições, formação exigida e salário esperado.



O que você leva em consideração quando pensa em prestar um concurso público? Pensa apenas no salário ou se preocupa em analisar as características do cargo oferecido? É importante ter em mente que, ao ingressar em um cargo efetivo, executará atividades pertinentes a ele ao longo de toda sua carreira.

Sendo assim, conhecer bem as atribuições de um cargo torna-se imprescindível antes de efetivar sua candidatura. Recentemente, a Artesp, agência reguladora de transportes no estado de São Paulo, lançou edital com vagas para diversos quadros de sua estrutura funcional. Entre eles, estava o de agente de fiscalização e regulação a transporte.

O ingresso na carreira, obviamente, é condicionado ao conhecimento sobre seu perfil. O que faz o agente de fiscalização e regulação a transporte? Qual a escolaridade exigida e qual o salário esperado? Vejamos mais detalhes sobre a carreira a seguir.

Quais são as atribuições do agente de fiscalização e regulação a transporte?

O agente de fiscalização e regulação a transporte sintetiza as funções de profissionais atuantes em diversos segmentos. Da parte de fiscalização e regulação, deve garantir o cumprimento das normas adotadas pelo órgão no qual é lotado, instruindo, corrigindo e multando aqueles que não responderem ao que é estabelecido.

Se inserido na área de transportes, então, deve fiscalizar e controlar os serviços do órgão de lotação, além de verificar o cumprimento da legislação e horários. Com base em editais anteriores que disponibilizaram vagas para a função temos, entre as principais atribuições do agente de fiscalização e regulação a transporte:

  • Analisar dados coletados e consolidados junto aos integrantes do Sistema de Transporte
  • Executar atividades de apoio administrativo e/ou operacional nas áreas para onde for designado
  • Analisar recursos administrativos de multa relativas à sua área de atuação
  • Realizar deslocamentos externos para vistorias e diligências, execução de atividades relacionadas à fiscalização dos contratos de concessão rodoviária e/ou serviços permissionados do Sistema de Transporte, conduzindo viaturas do órgão onde for lotado
  • Fornecer subsídios para elaboração de normas e procedimentos relativos à sua área de atuação

Qual o perfil profissional esperado?

O agente de fiscalização e regulação a transporte é um cargo de suma importância para o funcionamento do sistema de viação onde for lotado. Por isso, é fundamental que o profissional conheça a legislação de trânsito e transporte, além de zelar pela ética na realização de suas atividades.

Área de atuação do agente de fiscalização e regulação a transporte

O agente de fiscalização e regulação a transporte executa tarefas de cunho normativo, estando presente em órgãos públicos de transporte, além de instituições privadas. No desenrolar de seu trabalho, pode cumprir carga horária que inclui finais de semana e feriados.

Qual a escolaridade exigida para o cargo?

Os editais de concursos públicos destinados ao cargo exigem a formação de ensino médio ou equivalente. No entanto, o profissional pode atuar em áreas especializadas, tais como Contabilidade e Tecnologia da Informação. Sendo assim, deverá ter formação técnica específica em instituição reconhecida pelo MEC.

Quanto ganha o agente de fiscalização e regulação a transporte?

A remuneração do agente de fiscalização e regulação a transporte depende do órgão ou instituição em que for lotado. Porém, a média salarial para o cargo, conforme editais recentes, é de R$ 2.777,00 cumprindo jornadas de 40h semanais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário