scorecardresearch ghost pixel



O que faz o escriturário?

Veja quais são as principais atribuições do escriturário, além da remuneração esperada para o cargo, o grau de escolaridade e as áreas de atuação do profissional.



Recentemente, instituições bancárias lançaram editais com vagas na carreira de escriturário. A grande vantagem é a quantidade de vagas disponibilizadas, além dos salários e progressões de carreira.

Trata-se de um cargo de fundamental importância nas instituições financeiras por participar do controle das contas. Ademais, funciona como a porta de entrada nos bancos por permitir a atuação em outros setores.

Atribuições do escriturário

O escriturário é o profissional responsável pela execução de diversas atividades, como preenchimento e escritura de formulários, atendimento ao público, arquivo de documentos e manutenção de quadros estatísticos.

Algumas instituições pedem, também, que o escriturário comercialize produtos e serviços oferecidos pelo banco, mantenha contato com os clientes, atue nos caixas quando necessário, confira relatórios e documentos, além de atualizar o banco de dados.

Dependendo da instituição, o escriturário recém-ingresso será direcionado a atividades que o familiarizem com a rotina bancária. A partir daí, será lotado em diferentes áreas, como administrativa, empresarial, entre outras.

Vale lembrar que a carreira de escriturário equivalente a de técnico bancário da Caixa Econômica Federal.

Perfil esperado

Por percorrer diversas funções bancárias e administrativas, espera-se que o escriturário seja dinâmico, saiba atuar sobre pressão, além de ter bom perfil de relacionamento interpessoal.

Área de atuação

O mercado de trabalho disponível para o escriturário é bem amplo mas, é nos bancos que sua presença é mais notada. A maior parte das contratações é feita por meio de concursos públicos, como do Banco do Brasil e Banrisul.

Após ingressar como escriturário e passar pelos processos de avaliação interna, o profissional pode ser promovido a gerente ou executivo do banco onde atuar. Normalmente, as jornadas são de 30h semanais, podendo variar conforme a instituição e situação.

Grau de escolaridade

A investidura no cargo de escriturário exige formação completa de nível médio em instituição reconhecida pelo MEC.

Quanto ganha o escriturário?

A remuneração inicial para escriturário pode ser calculada a partir do que é oferecido em concursos públicos. O vencimento esperado começa por R$ 2.200,00, aproximadamente mas, pode vir acrescido de gratificações e benefícios, além do auxílio-alimentação.




Voltar ao topo

Deixe um comentário