Concurseiros da área policial bem sabem que, entre as tantas carreiras disponibilizadas nos editais, está a de perito criminal. Como exemplo, podemos citar a oferta de 60 oportunidades no último concurso da Polícia Federal (Concurso PF).
Sendo assim, percebe-se que cargo compõe a estrutura funcional tanto desta corporação quanto da Polícia Civil. A função é de suma importância para a realização das atividades investigativas pois, o profissional está diretamente ligado à análise de provas.
Exatamente, quais são as atribuições do perito criminal? O que preciso para me tornar um perito criminal? Qual o grau de escolaridade exigido e o salário esperado para o cargo? Confira, a seguir, informações mais detalhadas sobre a função e prepare-se!
Atribuições do perito criminal
De modo geral, a principal função do perito criminal é dirigir-se ao local do crime para a coleta de indícios e, posteriormente, realizar exames laboratoriais como DNA. Também é responsável pela coordenação do trabalho dos auxiliares de perícia.
Em sua rotina, deve planejar, ordenar e elaborar perícias criminalísticas, tanto dentro do laboratório quanto em locais externos, incluindo o local de ocorrência, como comentamos. As provas coletadas e analisadas podem pertencer a crimes de qualquer natureza.
Outra função pertinente ao cargo é o desenho de retrato falado e redação, revisão e emissão dos laudos e pareceres periciais. Porém, as atribuições não param por aí! Faz parte do trabalho do perito criminal examinar armas e munições.
O objetivo é identificar, tanto o objeto quanto seu funcionamento, bem como efetuar a comparação microscópica das marcas deixar nos projéteis e estojos.
Quais as atribuições do perito criminal federal?
No que toca à função de perito criminal federal, trata-se de cargo encarregado de conhecimentos técnicos e científicos responsável pelo cuidado com as provas materiais. Entre suas atribuições, estão:
- exames periciais nos locais de infração e instrumentos utilizados
- realizar pesquisas de interesses de serviço
- coleta de dados e informações complementares aos exames
- execução das medidas de segurança orgânica
- atividades de apoio técnico e administrativo
Qual o perfil profissional esperado?
As atividades do perito são consideradas de grande complexidade e cobertas de responsabilidade e formação. Por isso, o profissional deve ter excelência de conhecimento na área de atuação, além de pesquisar bastante e ser atento a pequenos detalhes.
Área de atuação do perito criminal
O perito criminal pode atuar em clínicas especializadas mas, a área de atuação mais abrangente é a policial, especialmente, Civil e Federal. A investidura nas corporações depende da aprovação em concurso público.
Nas unidades, poderá ser chamado para prestar atendimento em acidentes de trânsito, roubos, homicídios, explosões e análise de documentos.
Qual o grau de escolaridade esperado?
O cargo de perito criminal exige formação de nível superior na área específica de atuação. Entre as áreas destinadas à perícia criminal civil ou federal, estão:
- Ciências Contábeis
- Engenharia e suas áreas
- Informática
- Geologia
- Ciências Biológicas
- Medicina
- Medicina Veterinária
- Odontologia
- Farmácia
- Física
- Fotografia
- Química
Quanto ganha um perito criminal?
A média salarial de um perito criminal, baseado em editais recentes, é de R$ 16.000,00. Porém, para a Polícia Federal, o salário inicial para o cargo é de R$ 22.672,48 segundo o último regulamento.