scorecardresearch ghost pixel



O que faz o recenseador?

Quanto ganha um recenseador, qual o grau de escolaridade exigido e o espaço no mercado de trabalho para este profissional.



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem previsão de abrir processo seletivo para recenseador visando atendimento ao Censo Demográfico.

Mas, o que faz o recenseador? Qual o salário esperado? Qual o grau de escolaridade exigido? Veremos detalhes sobre a função a seguir.

Atribuições do recenseador

O recenseador tem papel fundamental importância para o levantamento de dados destinados ao Censo Demográfico. É ele o profissional responsável por percorrer residências e estabelecimentos no intuito de coletar dados. Sua principal função é lidar, diretamente, com a população e anotar os dados recolhidos.

Na sua rotina de trabalho, realiza entrevistas em domicílios, escolas, comércios e bases de apoio. Tal procedimento permite identificar as características dos indivíduos quanto a aspectos como habitação, saúde, educação, lazer, cultura e esporte.

Perfil esperado

Como o agente recenseador lida, diretamente, com a população, é essencial que este profissional tenha habilidade de relacionamento com o público.

Mercado de trabalho

O agente recenseador pode trabalhar em diversos segmentos, porém, a área na qual mais se destaca é o IBGE. Isso não descarta suas funções executadas em órgãos e institutos de pesquisa.

Grau de escolaridade

O agente recenseador deve ter nível fundamental completo.

Quanto ganha o recenseador?

A remuneração média do agente recenseador é de R$ 1.500,00.




Voltar ao topo

Deixe um comentário