O que faz o técnico do seguro social?

As principais atribuições do técnico do seguro social, quanto ganha, grau de escolaridade exigido e quais são os espaços no mercado de trabalho.



O que faz o técnico do seguro social? Essa profissão está presente em concursos previdenciários, com destaque, para aqueles oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A grande vantagem é a quantidade de vagas, normalmente, disponibilizadas na carreira, além da remuneração vantajosa. Mas, você sabe como é a rotina de trabalho de um técnico do seguro social? Quanto ele ganha ou qual é o grau de escolaridade exigido?

Veja, a seguir, todos os detalhes sobre a carreira de técnico do seguro social.

Atribuições do técnico do seguro social

De modo geral, o técnico do seguro social é o servidor responsável pelo atendimento ao público. Sendo assim, sua rotina envolve a orientação e prestação de informações aos segurados e usuários do Seguro Social.

Por ter esse primeiro contato com o segurado, sua função torna-se de extrema importância para dar o encaminhamento eficiente dos beneficiários. Ademais, é o técnico do seguro social o responsável pela entrada de benefícios, como aposentadoria, salário maternidade, auxílio doença, entre outros.

O trabalho do técnico do seguro social inclui dar andamento aos recursos, bem como responder ofícios e analisar processos administrativos. O servidor, também, atua junto às gerências executivas bem como no suporte e apoio técnico especializado das atividades fins do INSS.

Por ter função de extrema importância, o técnico do seguro social deve atualizar seus entendimentos a respeito de sua rotina de trabalho de forma a prestar, sempre, atendimento eficiente ao usuário. Em suma, constituem atribuições do técnico do seguro social:

  • atendimento ao público
  • atividades de orientação e informação aos segurados
  • reconhecimento, manutenção, recurso e revisão dos direitos ao beneficiário
  • suporte técnico e especializado

Área de atuação

Apesar de atuar em outras instituições, o INSS, ainda, é o órgão que mais concentra profissionais especializados na função de técnico do seguro social. Uma das grandes vantagens oferecidas pelo instituto é, além da carreira do serviço público, a oferta de estabilidade e benefícios agregados à remuneração.

É importante frisar que a investidura no quadro de servidores do INSS é feita por meio de concurso público. Habitualmente, as seleções são bastante concorridas, o que demanda dedicação por parte do candidato. A lotação do técnico do seguro social, no geral, é nas agências da previdência social.

Perfil esperado

O técnico do seguro social lida, diretamente, com o atendimento ao público, especialmente, usuários que buscam pela garantia de seus benefícios sociais. Por isso, o profissional deve ter habilidades de lidar com o cliente externo, trabalhar sob pressão e ter organização com seus próprios processos laborais.

Grau de escolaridade

O interessado em ingressar na carreira de técnico do seguro social precisa ter concluído o ensino médio para investidura.

Quanto ganha um técnico do seguro social?

A remuneração inicial prevista para o técnico do seguro social é de R$ 5.016,87 conforme editais anteriores do INSS. Porém, o vencimento pode chegar a mais de R$ 6 mil quando acrescido benefícios e gratificações.




Voltar ao topo

Deixe um comentário