scorecardresearch ghost pixel



O que faz o Técnico em Eletrotécnica?

Conheça quais são as principais atribuições do cargo de técnico em eletrotécnica, o grau de escolaridade exigido, o perfil profissional e o salário esperado.



Na sua rotina de trabalho, você está sempre conectado a fontes geradoras de energia, já percebeu? O simples acionamento do interruptor para acender uma lâmpada, o ato de ligar o seu computador, fazer um café na máquina ou passar um aspirador de pó na sala. As atividades são tão automáticas que só percebemos a sua complexidade quando algo para de funcionar.

E aí, como você faz? Chama o técnico, mais precisamente, o técnico em eletrotécnica. Cargo muito presente em processos seletivos e concursos públicos, as ações nele inseridas são de extrema importância para o bom desenvolvimento de uma organização. É ele quem cuida dos processos que envolvem o uso de energia, bem como a manutenção dos aparelhos relacionados. Conheça mais sobre a profissão a partir de agora!

Atribuições do técnico em eletrotécnica

O técnico em eletrotécnica é o profissional responsável pela criação de circuitos mecânicos e automáticos de energia, bem como sua manutenção. Além disso, deve trabalhar com fontes de energia renováveis e não-renováveis para o desempenho de suas atividades, avaliando propriedades, acessórios e dispositivos de redes de tensões (baixa e alta).

Em sua rotina, o técnico em eletrotécnica se envolverá na montagem de projetos, instalará e cuidará de equipamentos eletrônicos diversos. Com isso, garantirá a distribuição eficiente de energia, buscando meios para que os equipamentos estejam sempre em funções plenas de funcionamento.

O que faz o técnico em eletrotécnica?

Perfil profissional esperado

O técnico em eletrotécnica deve se atualizar constantemente, além de estar sempre atento às normas de segurança. Ademais, o profissional deve preocupar-se com a sustentabilidade e o descarte devido do lixo eletrônico.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o técnico em eletrotécnica é vasto e este profissional pode ser empregado em diversos setores. Sendo assim, é possível encontrar vagas em áreas petrolíferas, indústrias, instituições educacionais, organizações públicas e privadas. Nessas instituições, poderá atuar em atividades de consumo, distribuição, transmissão e geração.

Grau de escolaridade exigido

A priori, o técnico em eletrotécnica é uma carreira que não demanda formação de nível superior. No entanto, o interessado em adentrar na área deve concluir um curso técnico de Eletrotécnica que pode ser feito em instituições públicas de ensino, inclusive, ou privadas. O curso tem duração entre 18 e 24 meses conforme a instituição.

Na formação, o aluno absorverá conhecimentos em elétrica geral (teorias, noções de eletrônica, elétrica predial, projetos, normas e segurança), elétrica industrial e motores (máquinas e acionamentos, comandos e princípios de automação), máquinas e processos (ensaios e testes industriais, manutenção de sistemas elétricos, hidráulica e pneumática).

Quanto ganha o técnico em eletrotécnica?

A média salarial do técnico em eletrotécnica é de R$ 1.800,00. Porém, a remuneração varia conforme a instituição onde for lotado, carga horária e as atividades desempenhadas. Em alguns pontos, pode chegar a perceber vencimentos acima de R$ 3.231,00.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário