scorecardresearch ghost pixel



O que faz um agente de telecomunicações da Polícia Civil?

Conheça todos os detalhes referentes ao cargo, incluindo as principais atribuições, perfil esperado, grau de escolaridade exigido e o salário esperado.



O quadro de servidores da Polícia Civil é composto por profissionais ligados, diretamente, à atividade policial ou administrativa. A estrutura funcional pode variar de estado para estado mas, as carreiras básicas presentes nas corporações são delegado, agente, escrivão, perito, legista, auxiliar de necropsia e agente de telecomunicações.

O último cargo citado, inclusive, esteve entre as vagas ofertadas por concurso recente aberto pela Polícia Civil de São Paulo (Concurso PC SP). Mas, o que faz um agente de telecomunicações? Quais são os requisitos para investidura quanto à escolaridade e perfil? E o salário? Quanto ganha um agente de telecomunicações?

Quais são as atribuições do agente de telecomunicações da Polícia Civil?

A função principal do agente de telecomunicações da Polícia Civil é prestar suporte à atividade policial. Para isso, presta informações via rádio a partir do Centro de Operações sendo, então, encarregado da comunicação interna e externa das unidades policiais.

Na sua rotina, estão tarefas como interceptações, escutas e comunicação de rede. Ou seja, seu papel é fundamental no andamento das investigações policiais. Seguindo o último edital da PC SP para o cargo, está entre as principais atribuições do agente de telecomunicações da Polícia Civil:

  • tarefas de transmissão ou recepção de informações de qualquer natureza por fio, rádio, eletricidade, meios óticos ou qualquer outro processo eletromagnético, dentre outras a elas relacionadas ou delas decorrentes

Perfil profissional esperado

Inicialmente, os requisitos para investidura presentes em edital são idade mínima de 18 anos, não possuir antecedentes criminais e CNH na categoria “B”. Porém, o cargo exige dinamismo, atenção e responsabilidade no cumprimento da função, tendo em vista a complexidade e importância do cargo. Também configuram como características da função:

  • assertividade na solução de problemas
  • autocontrole
  • capacidade para mediar conflitos e trabalhar sob pressão
  • comprometimento
  • habilidades de comunicação fluente e eficaz
  • bom relacionamento interpessoal
  • flexibilidade
  • ética no cumprimento das leis
  • integridade

Áreas de atuação

O agente de telecomunicações da Polícia Civil trabalha, especificamente, nas unidades policiais da corporação. Nelas, pode ser lotado em departamentos especializados, como Inteligência, Crime Organizado, Narcóticos, Proteção à Cidadania, Furtos e Roubos ou Homicídios.

Grau de escolaridade exigido

A investidura no cargo de agente de telecomunicações da Polícia Civil exige formação de nível médio em instituição reconhecida pelo MEC.

Quanto ganha o agente de telecomunicações da Polícia Civil?

A média salarial do agente de telecomunicações da Polícia Civil é de R$ 2.500,00. Porém, no último edital da PC SP para o cargo, a remuneração inicial prevista era de R$ 3.589,85 somando vencimento básico e gratificação. A jornada a cumprir é de 40h semanais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário