scorecardresearch ghost pixel



O que faz um arquiteto?

Basicamente os profissionais estão presentes em todo mundo, mesmo que muitos não saibam, de fato, que aquele é seu trabalho.



Talvez muitos não saibam, em termos técnicos, o que faz um arquiteto, mas, basta uma ida ao centro da cidade, ou apenas na própria rua, para ver o trabalho do profissional.

Para exemplificar, provavelmente todos já ouviram falar de Oscar Niemeyer, e de seu trabalho em Brasília.

Bom, Niemeyer é um arquiteto! E este é seu trabalho: o de criar edifícios, assim como montar e preparar desenhos para sua construção.

Sendo assim, esta é a função de um arquiteto, a de alinhar o projeto para que ele atenda o desejo do cliente. Este projeto pode ser tanto um pequeno edifício, uma casa, ou arranha-céus.

Atuação

Os profissionais não trabalham apenas com ambientes externos, mas também com internos. É de responsabilidade de arquitetos o planejamento de espaços onde pessoas irão trabalhar, morar, ou ter momentos de lazer.

Isto porque os profissionais também fazem projetos de cinemas, museus, shoppings, e vários outros ambientes.

E justamente por trabalhar em construções voltadas para seres humanos, os projetos precisam ser harmônicos, confortáveis, ventilados, com boa iluminação, além de não agredir o meio-ambiente.

Sendo assim, em seu trabalho, o arquiteto busca sempre criar ambientes que concedam aos seus moradores, ou visitantes, uma sensação de bem-estar e conforto. Além disso, seu trabalho visa garantir que o projeto será realizado de forma correta e segura, dentro do cronograma e do orçamento.

Podemos encontrar arquitetos trabalhando tanto no setor público, como no privado.

No setor público, por exemplo, em obras de infraestrutura e urbanização de escolas, prefeituras e demais órgãos públicos. E como instituição pública, ele precisa passar por um concurso.

Já no setor privado, é comum encontrarmos estes profissionais trabalhando de forma autônoma em seus escritórios. Dessa forma, podem prestar serviços para construtoras civis, escritórios de paisagismo e ambientes, dentre outros.

Embora trabalharem com projetos de construção, na maioria das vezes não são eles que, de fato, constroem os edifícios. Na verdade, encontramos arquitetos atuando em conjunto com construtor especializado e, muitas vezes, engenheiros civis.

Por fim, dentre as áreas de atuação de um arquiteto, encontramos as de paisagismo, urbanismo, restauração e fotografia.

Como ser tornar um arquiteto

Para se tornar um arquiteto é necessário realizar o curso de Arquitetura e Urbanismo. A modalidade do curso é bacharel e, a duração média, cinco anos.

Além disso, é possível encontrar o curso em diversas instituições no Brasil, sendo elas públicas ou particulares. E nas particulares, existem formas de bolsas e financiamentos federais, como ProUni e Fies.

Lembrando que a instituição precisa ser aprovada pelo Ministério de Educação (MEC).

E, quebrando alguns tabus, os interessados não precisam, necessariamente, serem ótimos em desenho, ou em matemática para serem bem-sucedidos. Na verdade, embora as qualidades sejam aproveitadas no curso, os alunos precisam, sobretudo, gostar de arquitetura.

Quanto ganha um arquiteto

O vencimento da profissão é regulamentado por lei e depende da carga horária de trabalho. Sendo assim, as remunerações podem ser de:

  • 6h de trabalho: 6 salários mínimos;
  • 7h de trabalho: 7,25 salários mínimos;
  • 8h de trabalho: 8,5 salários mínimos.

De modo geral, um arquiteto ganha em média no Brasil, o salário de R$ 6.489,00. Entretanto, o valor pode variar dependendo da região, área e empresa.




Voltar ao topo

Deixe um comentário