scorecardresearch ghost pixel



O que faz um Assistente Administrativo?

O cargo está presente em diversos concursos e processos seletivos, porém, o que de fato faz um Assistente Administrativo?



Embora seja um cargo presente na maioria dos concursos públicos, você sabe o que faz um assistente administrativo?

Nos certames, as vagas de Assistente Administrativo são concorridas, justamente por ser um cargo de nível médio. Sendo assim, já começamos com a premissa de que os profissionais desta área precisam de ensino médio completo.

Apesar disso, cursos superiores tecnológicos, conhecimentos em informática e domínio de inglês também constituem ótimas qualificações para interessados no cargo.

Atuação

Com especialidade na gestão administrativa, os profissionais desta área muitas vezes operam como secretários. Portanto, trabalham no auxílio de gestores no comando de procedimentos operacionais em diversas áreas da empresa, com o público externo.

Assim sendo, realizam atividades como:

  • Elaboração de relatórios financeiros;
  • Controle de contas e receitas;
  • Acompanhamento do trabalho de logística da empresa;
  • Emissão de notas fiscais, dentre outros.

Formação

Como dito anteriormente, o requisito básico da maioria das empresas é o ensino médio. Entretanto, muitas empresas podem preferir candidatos que tenham ensino profissionalizante.

Portanto, é importante destacar que existem três níveis de Ensino Profissionalizante: o básico, o técnico e o tecnológico.

O básico se refere a estudantes de modo geral e, é ofertado por qualquer instituição de ensino. Sendo assim, não requer nível mínimo de instrução. Já o nível técnico, se refere a estudantes que tenham terminado o ensino médio. As instituição de ensino são estaduais, ou de ciência e tecnologia.

Por último, temos o nível tecnológico. Este, para aqueles que têm interesse de cursar ensino superior tecnológico. As instituição de ensino são aquelas autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Para aqueles que desejam fazer cursos tecnológicos, as opção são várias, como por exemplo, Logística, Secretariado, Gestão Financeira e Processos Gerenciais.

As instituições que oferecem estes cursos são diversas. Os encontramos tanto em particulares, como também em públicas.

Importante lembrar que, nas particulares, também é possível se cadastrar em programas federais como FIES e ProUni para descontos e financiamento no curso.

Mercado de trabalho

Os profissionais desta área podem atuar em instituições públicas, privadas, ONGs, e instituições de ensino.

Nas instituições privadas, os ramos podem ser comerciais, de serviço e industriais. Porém, de modo geral, os Assistentes Administrativos são necessários em vários setores, como hospitais, indústrias, escolas, escritórios de contabilidade, dentre outros.

Quanto ganha um Assistente Administrativo?

Provavelmente esta é a dúvida de muitos interessados na carreira. O salário de um profissional desta área pode variar muito. No setor público, por meio de concursos públicos, o vencimento pode variar de estado para estado.

Já no setor privado, a remuneração pode variar tanto pelo porte da empresa, como também pelo nível de escolaridade do funcionário. Em média, um profissional trainee, trabalhando em empresa de porte médio, deve ganhar por volta de R$ 1.590,00.

Por outro lado, um profissional sênior, atuando em empresa de grande porte, tem remuneração por volta de R$ 2.901,00.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário