scorecardresearch ghost pixel



O que faz um Auxiliar de Almoxarifado?

Profissional cuida do recebimento, envio, controle, armazenamento e manipulação de produtos, materiais e mercadorias. Média salarial é de R$ 1.364,40.



O auxiliar de almoxarifado, como o próprio nome sugere, é o profissional que auxilia o responsável pelo almoxarifado, ou seja, ele cuida do recebimento, envio, controle, armazenamento e manipulação de produtos, materiais e mercadorias. Desta forma, seu trabalho é semelhante ao do almoxarife, que tem essas mesmas atribuições.

Para entender melhor sobre essa profissão, é necessário entender o que é o almoxarifado. Diferente do estoque, onde são guardados os produtos que estão destinados para a venda, o almoxarifado é o local onde são armazenados os materiais de uso interno, ou seja, dos próprios funcionários da empresa. Sendo assim, a função do auxiliar de almoxarifado é organizar e preservar esses materiais com boas condições de uso para quando forem solicitados por outros empregados.

Entre suas atividades, estão:

  • Enviar e receber materiais;
  • Organizar mercadorias;
  • Verificar se os produtos estão embalados adequadamente;
  • Elaborar planilhas e inventários periodicamente;
  • Verificar e controlar o estoque, entrada e saída de materiais;
  • Verificar produtos que estão em falta e solicitar sua compra para reposição;
  • Conferir se o produto recebido ou a ser enviado é o mesmo que consta na Nota Fiscal;
  • Atender fornecedores, funcionários e consumidores quando necessário;
  • Separar materiais para devolução;
  • Distribuir materiais e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos funcionários, bem como fazer seu controle;
  • Emitir notas fiscais e lançá-las no sistema;
  • Cuidar da limpeza e da organização do almoxarifado.

Um auxiliar de almoxarife precisa ser organizado, metódico, dinâmico, analítico, responsável, ágil, ter raciocínio rápido e habilidade para executar tarefas ao mesmo tempo, além de ser comunicativo e saber lidar com pessoas.

Formação

Para ser um auxiliar de almoxarifado, normalmente a escolaridade mínima exigida é ensino médio completo. Também é necessário possuir conhecimentos em informática, principalmente para saber montar planilhas no Excel e lidar com sistemas que auxiliam no controle da movimentação dentro desse setor, além de noções de matemática.

Existem ainda diversos cursos online que podem auxiliar na qualificação desses profissionais, como Auxiliar de Almoxarifado, Gestão de Almoxarifado, Controle de Materiais, Logística, entre outros.

Atuação

Este profissional poderá trabalhar em estoques e almoxarifados de estabelecimentos e empresas de diversos ramos, atuando no setor administrativo ou de logística com a finalidade de auxiliar o almoxarife.

Quanto ganha um Auxiliar de Almoxarifado?

De acordo com o Guia de Profissões e Salários do site de empregos Catho, a média salarial de um auxiliar de almoxarifado no Brasil é de R$ 1.364,40.




Voltar ao topo

Deixe um comentário