scorecardresearch ghost pixel



O que faz um auxiliar de cozinha?

O profissional é responsável por auxiliar chefes e cozinheiros na higienização e preparação de alimentos. Média salarial é de R$ 1.224,74.



O auxiliar de cozinha, como o próprio nome sugere, é o profissional responsável por auxiliar chefes, cozinheiros e outros profissionais da cozinha na preparação dos pratos e na organização e limpeza do local.

Sendo assim, ele seleciona alimentos, descasca, corta, tempera e faz o cozimento, para que o chefe possa usar os ingredientes já preparados e concluir a montagem dos pratos. Além disso, ele deve fazer a higienização adequada dos alimentos, tornando-os seguros para consumo, e consequentemente protegendo a saúde dos clientes. Entre suas principais funções, estão:

  • fazer o processamento e pré-preparo de alimentos
  • cuidar da higienização de utensílios e alimentos
  • fazer o armazenamento e estocagem dos alimentos
  • administrar o tempo e a temperatura necessárias para o preparo dos alimentos
  • auxiliar na montagem dos pratos
  • cuidar da organização e limpeza da cozinha
  • elaborar pedidos de compra para a reposição de ingredientes
  • selecionar fornecedores
  • verificar a data de validade dos alimentos

Para ser um auxiliar de cozinha, é necessário ser organizado, atento, ágil, disposto, dinâmico, metódico, responsável, paciente e saber executar mais de uma tarefa simultaneamente, além de conseguir trabalhar sob pressão e com prazos definidos.

Formação

Normalmente não é exigida uma escolaridade mínima para o cargo de auxiliar de cozinha. No entanto, o mais comum é encontrar profissionais com ensino médio completo. É indicado que os interessados em seguir essa carreira possuam um curso profissionalizante ou especialização na área de cozinha, com ênfase em normas da Vigilância Sanitária.

Visando a qualificação desses profissionais, existem cursos online e presenciais para auxiliar de cozinha. Algumas instituições oferecem ainda cursos técnicos em cozinha, para aprofundar os conhecimentos que envolvem a rotina deste setor.

Atuação

Um auxiliar de cozinha poderá trabalhar em restaurantes, lanchonetes, cozinhas industriais, de empresas e de hospitais, entre outras. Ele também pode atuar em outras áreas que envolvem alimentação, auxiliando nutricionistas, por exemplo. A jornada de trabalho, em média, é de 44 horas semanais.

Quanto ganha um auxiliar de cozinha?

De acordo com o Guia de Profissões e Salários do site Catho, a média salarial no Brasil para um auxiliar de cozinha é de R$ 1.224,74.




Voltar ao topo

Deixe um comentário