O que faz um bombeiro civil?

Profissional possui uma jornada de trabalho de 12 horas de trabalho por 36 de descanso, totalizando 36 horas semanais. Média salarial no Brasil é de R$ 1,6 mil.

O bombeiro civil é o profissional que protege pessoas e patrimônios contra riscos de incêndios, vazamentos e outros acidentes. Além disso, ele é responsável pela inspeção e realização de testes em equipamentos de segurança, e pelo treinamento de equipes e brigadas que atuam em situações de emergência.

Um bombeiro civil também realiza salvamentos em terra, na água, em altura e presta primeiros socorros. Em determinadas situações, é o responsável por controlar a ocorrência até a chegada da força militar, como os bombeiros ou a polícia.

Durante o processo seletivo para a contratação de um bombeiro civil, além da realização de entrevista, também podem ser exigidos testes físicos e exames toxicológicos.

O bombeiro civil poderá atuar em diversos locais, como conjuntos residenciais, hotéis, empresas, indústrias, faculdades, lojas, shopping centers e agências bancárias.

Quando se tratam de trabalhos temporários em eventos que exigem a presença do bombeiro civil para a emissão do alvará, o profissional poderá atuar em shows, eventos esportivos, seminários, convenções, entre outros.

Diferenças entre bombeiro civil e bombeiro militar

Os bombeiros civis também são chamados de brigadistas e não seguem a carreira militar. Sua formação é menos complexa, e neste caso, o curso tem duração de aproximadamente um mês. Atuam sempre dentro dos limites da propriedade para a qual foi contratado.

Já um bombeiro militar possui atuação ampla e pode exercer suas funções em qualquer local em que o socorro seja necessário. O curso de formação para esta profissão é mais abrangente. Assim, a duração é de no mínimo nove meses, com dedicação exclusiva.

Curso de bombeiro civil

O requisito para se tornar um bombeiro civil é possuir o ensino médio completo. Também é recomendável que os interessados possuam carteira de motorista. Para ingressar na profissão, é necessário passar pelo Curso de Formação de Bombeiros Civis.

Durante o curso, o aluno vai aprender sobre:

  • Atividades operacionais da profissão
  • Como prevenir e combater incêndios
  • Salvamentos terrestres, aquáticos e em altura
  • Análise de riscos
  • Primeiros socorros
  • Produtos perigosos e inflamáveis
  • Uso de EPI’s e EPR’s

Para complementar o curso, é recomendada a realização de treinamentos e certificações em normas de segurança NBR. Para se qualificar ainda mais, o bombeiro civil pode fazer cursos técnicos de segurança do trabalho ou graduação em engenharia de segurança do trabalho.

Quanto ganha um bombeiro civil?

De acordo com uma estimativa do site de recrutamento Catho, a média salarial de um bombeiro civil no Brasil é de R$ 1.608,99. A jornada de trabalho é 12×36, ou seja, 12 horas de trabalho por 36 de descanso, com um total de 36 horas semanais.

No entanto, o mais comum nesta área é a realização de trabalhos temporários ou freelance. Neste caso, a remuneração e a carga horária podem variar de acordo com o tipo de trabalho.

Além do salário, que geralmente é o valor do piso para sua profissão e atuação, o bombeiro civil recebe um acréscimo de 30% pela periculosidade.

O que faz um bombeiro civil?
Avalie
Voltar ao topo

Deixe um comentário