O consultor comercial é um especialista em vendas. Isso significa que suas atividades envolvem mais do que simplesmente vender: ele possui uma função estratégica neste processo para torná-lo mais eficiente. Ou seja, ele deve ser comprometido com os resultados de sua empresa.
Obviamente o propósito deste profissional é a comercialização de seus produtos e serviços, a fim de atender os interesses da empresa onde atua. Mas além disso, ele também investiga as necessidades dos clientes e propõe soluções para garantir que eles fiquem satisfeitos com a aquisição. Para que ele obtenha melhores resultados, deve ter uma visão sistêmica do processo comercial, desde a produção até a venda.
As atribuições do consultor comercial são:
- prospectar novos clientes;
- apresentar os produtos e serviços para os clientes;
- fechar negócios;
- receber e executar pedidos de compra;
- fazer acompanhamento de vendas e pós-vendas;
- identificar tendências e necessidades do consumidor;
- realizar pesquisas de mercado;
- prestar atendimento ao cliente;
- planejar programas e metas de vendas;
- desenvolver projetos e estratégias de atuação;
- avaliar resultados;
- elaborar relatórios técnicos;
- manter cadastro de clientes;
- contratar profissionais de vendas;
- capacitar equipe de vendas da empresa;
- oferecer apoio logístico, orçamentário e administrativo.
Um consultor comercial deve ser comprometido, persuasivo, dinâmico, analítico, objetivo, atento e curioso. Além disso, é necessário ter uma boa comunicação, pois parte de seu trabalho envolve fazer ligações e visitas para clientes. Também é indispensável que ele tenha capacidade de planejamento e organização e, sobretudo, de negociação.
A profissão também requer aprendizado constante para desenvolver e aprimorar habilidades e técnicas relacionadas à vendas. Ademais, o consultor comercial poderá negociar com empresas no exterior, portanto, é fundamental ter bons conhecimentos em inglês e, se possível, também em espanhol.
Formação e atuação
Normalmente, profissionais que seguem esta carreira possuem formação de nível médio. No entanto, há aqueles que buscam qualificação por meio de um curso superior. Neste caso, não é exigida formação específica, e por isso, é possível encontrar consultores com graduação em Direito, Comunicação Social, Propaganda e Marketing, entre outros.
Contudo, o mais comum é encontrar profissionais formados em Administração. O curso tem duração de 4 a 5 anos, e torna o estudante apto a atuar em diversas áreas administrativas de uma empresa, como Finanças, Marketing, Produção e Recursos Humanos.
O consultor comercial poderá atuar nas áreas de vendas ou comercial em indústrias, fábricas e empresas de diversos segmentos.
Quanto ganha um consultor comercial?
De acordo com o site de empregos Vagas, a média salarial para o cargo de consultor comercial no Brasil é de R$ 3.192,00. Entretanto, a remuneração pode passar de R$ 11 mil, dependendo do porte da empresa e do nível profissional.
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