O que faz um Corretor de Imóveis?

Profissional intermedeia transações imobiliárias, oferece suporte ao cliente e cuida da documentação durante o processo. Média salarial é de R$ 2.470,69.

O corretor de imóveis é o profissional que intermedeia o processo de compra, venda, permuta, locação ou administração de imóveis residenciais e comerciais. É ele quem atende os clientes e prepara a documentação necessária para realizar o negócio. Também é o responsável por captar imóveis e acompanhar clientes durante as visitas.

A missão do corretor de imóveis é oferecer suporte ao cliente, acompanhar o processo e fazer todos os esclarecimentos necessários. Além disso, ele cuida dos detalhes burocráticos e jurídicos durante a transação imobiliária.

A profissão é regulamentada pela chamada Lei dos Corretores de Imóveis (Lei nº 6.530 de 12 de Maio de 1978). A legislação também estabeleceu que os profissionais se reunissem em Conselhos Regionais, responsáveis pela fiscalização do exercício da atividade.

As atividades realizadas no dia a dia de um corretor são variadas, como por exemplo:

  • Venda, compra e locação de imóveis
  • Avaliação imobiliária
  • Prospecção e captação de clientes e imóveis
  • Negociações
  • Confecção de contratos
  • Administração de condomínios
  • Providenciar documentação dos imóveis
  • Atuar em construtoras

O corretor também pode se especializar em determinados segmentos, como venda e locação de imóveis rurais, de estabelecimentos comerciais, imóveis para quem possui animais de estimação, lançamento de empreendimentos, entre outros.

Para atuar como corretor de imóveis, os interessados devem possuir um perfil comunicativo, persuasivo, confiante e paciente. É necessário que tenham habilidade em vendas e entendam aspectos financeiros e legais das transações imobiliárias.

O profissional também deve ser empreendedor e conhecer as tendências do mercado, além de saber construir e manter uma boa rede de contatos.

Quanto ganha um Corretor de Imóveis?

Entre as vantagens de ser um corretor de imóveis, estão a flexibilidade do horário de trabalho, a possibilidade de ter o próprio negócio trabalhando de forma autônoma, e independência financeira. Existe ainda a chance de receber uma boa remuneração, pois um profissional dedicado pode obter ganhos acima da média.

Por se tratar de um profissional autônomo, não há uma remuneração fixa. O salário varia de acordo com os resultados obtidos pelo corretor. Ele recebe uma comissão sobre o valor da venda do imóvel, cujo percentual é estabelecido pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) de cada região.

De acordo com estimativas do site de recrutamento Catho, a média salarial de um corretor de imóveis no Brasil é de R$ 2.470,69.

Formação

Para se tornar um corretor de imóveis, é necessário possuir ensino médio completo. Além disso, os interessados em seguir essa profissão precisam passar pelo Curso de Técnico em Transações Imobiliárias e realizar o estágio probatório.

Ao concluir a formação, o profissional deverá se registrar no Creci de sua região. Só depois disso é que ele estará apto a iniciar a carreira.

Para os interessados em se especializar ainda mais, já existem cursos superiores voltados para esta área, como Ciências Imobiliárias ou Gestão Imobiliária.

O que faz um Corretor de Imóveis?
Avalie
Voltar ao topo

Deixe um comentário