scorecardresearch ghost pixel



O que faz um endocrinologista?

O profissional é responsável por cuidar do bom funcionamento de nossos hormônios.



A Endocrinologia é relativamente uma área nova. No Brasil, ela chegou na década de 1980. Sendo assim, é comum ainda ser um pouco desconhecida por alguns.

O médico endocrinologista é aquele que trata das glândulas e hormônios.

Os hormônios têm um papel de extrema importância para nosso corpo. Em casos de distúrbios, podem afetar peso, crescimento, causar doenças, entre outras patologias.

É então, da alçada dos endocrinologistas, o cuidado para que nossos hormônios funcionem bem.

Atuação

O sistema endócrino é composto por glândulas como tireoide, pâncreas, ovário e testículos. As secreções expelidas por estas glândulas nada mais são do que os hormônios.

Se alguma dessas glândulas sofrerem alguma alteração, os hormônios que elas produzem também serão alterados. E é neste momento que doenças e distúrbios podem ser gerados.

Estes distúrbios podem acarretar doenças como hipotireoidismo, hipertireoidismo, ovários policísticos, obesidade e diabetes.

Como é um médico, o endocrinologista pode atuar tanto no setor público, como no privado. O profissional pode prescrever medicamentos, recomendar exercícios e dietas e até propor cirurgias.

Como existem várias glândulas, e que afetam áreas distintas de nosso corpo, existem profissionais que se especializam dentro da Endocrinologia.

Então, é comum encontrarmos profissionais especializados em tireoide, osteologia, obesidade, diabetes e diversas outras áreas.

Como ser um endocrinologista

Como dito anteriormente, o profissional é um médico. Portanto, o primeiro passo para se tornar um endocrinologista é cursar a faculdade de Medicina. Por sorte, somos o país com o maior número de cursos, são 350 espalhados em todo território.

A faculdade de Medicina dura, em média, seis anos. O curso com modalidade de bacharelado tem no início maior carga teórica e, com o passar dos anos, avança para a prática.

Os estudantes de medicina terão disciplinas como Anatomia, Fisiologia, Bioestatística, Psiquiatria, Pediatria, Oftalmologia, Ginecologia e Obstetrícia e diversas outras.

Após formado, o bacharel precisa realizar residência médica, que corresponde a uma pós-graduação. As residências são práticas. Sendo assim, o aluno aprende trabalhando com auxílio de profissional supervisor.

E para conseguir a residência, o aluno passa por um processo seletivo.

Além disso, existem outras duas formas de se conseguir a especialização. Uma delas é por título concedido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), que realiza provas para conceder o Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia.

A segunda delas, é por curso de especialização lato sensu, realizados por universidades. Entretanto, o Conselho Federal e os Regionais de Medicina não consideram como válido tais cursos.

Quanto ganha um endocrinologista

A remuneração da área depende do local de trabalho do médico, assim como o número de horas trabalhadas e cidade de atuação.

A média nacional de salário para este profissional é de R$ 8.318,74. O valor é referente a 25 horas semanais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário